Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 28 de Abril de 2024

Brasil

Justiça muda regras para anestesia em consultórios odontológicos

Decisão atende pedido da Sociedade Brasileira de Anestesiologia.

Campo Grande News

12 de Março de 2024 - 09:10

Justiça muda regras para anestesia em consultórios odontológicos
Anestesia utilizada por profissionais de odontologia (Foto: Divulgação).

Decisão judicial mudou as regras para o uso de anestesia em consultórios odontológicos. A Justiça Federal está se referindo à sedação com remédio controlado, quando o paciente pode ficar inconsciente durante a consulta. Os meios mais utilizados são a anestesia local, por injeção na gengiva, e o uso de óxido nitroso, gás que o paciente respira junto com o oxigênio.

A medida atende pedido da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, que contestou se os dentistas estão preparados de forma adequada para administrar a sedação. A entidade solicitou a proibição da realização de procedimentos em pacientes utilizando medicamentos controlados, como opióides e sedativos, argumentando que não há regras para o dentista nem fiscalização nos consultórios, além de trazer risco ao paciente.

A Justiça acabou parte da solicitação. A decisão não tira a capacidade dos dentistas em realizar o procedimento, mas determina que os profissionais devem aderir às regulamentações do CFM (Conselho Federal de Medicina), como, a obrigação de possuir uma sala de recuperação pós-anestésica no consultório. O dentista não poderá mais atender o paciente e fazer a sedação ao mesmo tempo, sendo necessário um profissional responsável somente pela anestesia.