Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 28 de Abril de 2024

Emprego e Renda

Micro e pequenas empresas geraram 85% das vagas de emprego em fevereiro

Segmento foi responsável por 206 mil dos 241 mil postos de trabalho criados em fevereiro; levantamento do Sebrae tem base em dados do Caged.

CNN Brasil

14 de Abril de 2023 - 09:50

Micro e pequenas empresas geraram 85% das vagas de emprego em fevereiro
O que as empresas podem melhorar com o quiet quitting? - Créditos: Shutterstock / NDAB Creativity.

As micro e pequenas empresas (MPEs) criaram 85,5% das vagas de emprego geradas em fevereiro de 2023 no país. Os dados constam em levantamento feito pelo Sebrae com base em números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Em números absolutos, as MPEs foram responsáveis por 206 mil dos 241 mil postos de trabalho gerados. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma queda de 6,4% no saldo de empregos gerados pelas MPEs. Em fevereiro de 2022, foram criados 220 mil.

No acumulado de 2023, dos 326 mil empregos gerados, 83% foram nas micro e pequenas empresas. O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a relevância do segmento para a criação de vagas no país.

“Os dados atestam a importância dos pequenos negócios para a economia nacional, gerando renda e contribuindo para assegurar a cidadania de milhares de pessoas e suas famílias. Falar de desenvolvimento econômico e social é falar da micro e pequena empresa”, afirmou. Em fevereiro deste ano, as médias e grandes empresas apresentaram saldo negativo pelo segundo mês consecutivo, com mais desligamentos do que admissões.

O setor de serviços das micro e pequenas empresas foi o que mais contratou, com a abertura de 135 mil empregos em fevereiro. Em seguida, aparece Indústria de Transformação, com 37 mil vagas; e a Construção, com 22 mil. O Comércio, por sua vez, teve saldo negativo (queda de 1,3 mil postos de trabalho).