Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Marina ganha seguidores com "twitaço" e Serra chega a 300 mil

Campanha do PV conquistou seguidores na terçaa com campanha virtual. Serra comemorou nesta madrugada aumento no total de seguidores.

G1

21 de Julho de 2010 - 10:06

A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, chegou às 19h15 de terça-feira (20) à marca de 100.746 seguidores no Twitter. Uma mobilização realizada durante do dia, e que surgiu entre seus simpatizantes no Orkut e se espalhou pelo Facebook, foi considerada pela campanha do PV como o primeiro "twitaço" entre políticos no Brasil.

Nesta madrugada, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, comemorou ter alcançado a marca de 300 mil seguidores. "Êpa, olhei para o lado e vi: hoje passamos os 300 mil seguidores! Não sei identificar quem protagonizou a virada dos 200 para os 300", escreveu.  A candidata do PT, Dilma Rousseff, tinha na manhã desta quarta-feira (21) mais de 121 mil seguidores.

Twitaço
Durante todo o dia, a candidata do PV esteve entre os 10 assuntos mais comentados entre os twiteiros brasileiros. Até ontem, a candidata tinha aproximadamente 90 mil seguidores e, com a nova marca, a campanha quer chegar aos 200 mil.

"Na minha época, a gente chamava de panelaço e eles (seguidores) estão fazendo um panelaço virtual", disse a candidata, que acompanhou o início da mobilização em uma lan house da Rua Augusta, em São Paulo. "É bom porque não faz barulho", brincou.

Marina, que disse ainda estar aprendendo sobre as novas mídias, agradeceu o esforço da militância virtual. "As militâncias no mundo virtual ajudam a fazer a diferença na política do mundo real", afirmou. "A gente sabe que não precisa de megaestruturas, basta um 'megacompromisso' com o País que a gente quer agora e no futuro".

No Twitter, os eleitores de Marina eram convidados a usar a hashtag #euvotomarina e completar a frase explicando a razão de seu voto. Muitos diziam que votam na candidata "porque ela é capaz de salvar o planeta" ou porque defende a sustentabilidade ambiental. A cantora Adriana Calcanhotto aderiu à campanha: "#euvotomarina porque ela é ética, transparente, corajosa, determinada, de alma elegante".

Marina Silva acompanha 'twitaço' em lan house em São Paulo
Marina Silva acompanha 'twitaço' em lan house
em São Paulo (Foto: Maria Angélica Oliveira/G1)

A candidata negou que seu foco seja o eleitor jovem, mas acredita que seu discurso vai ao encontro do pensamento desse eleitorado. "A juventude está inteiramente investida daquilo que eu tenho dito repetidas vezes: de um projeto político que seja capaz de antecipar aquilo que a juventude quer ver agora e no futuro", analisou. "O jovem não se mobiliza em projetos de poder pelo poder", acrescentou.

Doações
Marina espera que sua campanha possa mobilizar também doadores pela internet. Ela aguarda um acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que possa viabilizar as doações pela rede, "para que essa lógica de que são poucos contribuindo com muito possa ser rompida".

A candidata aproveitou o "twitaço" para defender a ampliação da rede de banda larga (através da aliança entre iniciativa privada e poder público) e de um projeto de marco civil para internet que preserve a liberdade de expressão no mundo virtual. "O Brasil precisa ampliar significativamente o acesso à banda larga", disse.

Marina defendeu também a integração de novas tecnologias à educação. "Isso precisa ser provido à maior parte das pessoas", reforçou.