Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Ministro do TSE envia aos colegas relatório parcial sobre chapa Dilma-Temer

Herman Benjamin é relator, no tribunal, de ação que pede a cassação da chapa vencedora das eleições; relatório parcial não apresenta o voto do ministro sobre o caso.

G1

23 de Março de 2017 - 10:00

O ministro Herman Benjamin, relator no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) das ações que pedem a cassação da chapa Dilma-Temer, enviou aos outros seis ministros da corte um relatório parcial que resume as acusações, depoimentos e provas do caso.

Ele informou aos colegas que determinou que todas as partes apresentem uma posição final - PT, PMDB, PSDB e o Ministério Público Eleitoral. Benjamin também disse que depois que receber o material vai enviar um relatório definitivo aos demais ministros do TSE.

O relatório ainda não apresenta a posição do relator sobre se a chapa deve ou não ser cassada, o que poderia tirar o mandato de Michel Temer. Isso só será feito no voto dele durante o julgamento das ações, o que ainda não tem data para acontecer. Há expectativa de que seja no mês que vem.

Foram ouvidas no decorrer do processo 58 testemunhas, inclusive ex-executivos da construtora Odebrecht. Também foram realizadas perícias técnicas.

O relatório de Benjamin vai ser uma manifestação sobre quatro ações que chegaram ao TSE em dezembro de 2014, após as eleições presidenciais. Elas foram apresentadas pelo PSDB e apontam abuso de poder político e econômico por parte da chapa eleita. Entre as irregularidades apontadas estão que dinheiro desviado da Petrobras abasteceu as contas da campanha.

O que dizem as defesas

Desde que as investigações sobre a campanha de Dilma e Temer começaram, a defesa da chapa vencedora nega ter cometido irregularidades e diz que todas as doações foram devidamente informadas à Justiça Eleitoral.

Em meio à fase de coleta de provas, a defesa de Dilma afirmou ao tribunal que houve "falhas" nas perícias da PF e pediu novas diligências nas gráficas. Os peritos, entretanto, reafirmaram as conclusões de que as gráficas não prestaram os serviços pelos quais foram contratadas e pagas.

No ano passado, os advogados de Temer pediram ao TSE para separar as contas e para o peemedebista responder às ações separadamente, sob a alegação de que houve arrecadações separadas, sendo uma para Dilma e outra, para ele.

Os advogados do atual presidente da República também negaram ao TSE que Temer e o PMDB tenham responsabilidade sobre a contratação de gráficas investigadas pela Corte eleitoral.