Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Sidrolandia

Exército inicia operação para fiscalizar fabricação de explosivos em MS

Além de Mato Grosso do Sul, estão previstas fiscalizações também em pedreiras de Mato Grosso.

Campo Grande News

26 de Abril de 2017 - 13:00

Exército inicia nesta quarta-feira (27), em todo o Mato Grosso do Sul, uma operação especial para fiscalizar a fabricação, comercialização e transporte de produtos utilizados em explosivos.

Em nota, as Forças Armadas informaram que a Operação Azoto II será comandada por militares do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 9ª Região Militar e contará com o apoio de batalhões especializados da Polícia Militar e delegacias especiais da Polícia Civil.

Segundo o texto, todo o andamento da operação será monitorado em tempo real a partir do Centro de Operações de Produtos Controlados, em Brasília (DF).

Além de Mato Grosso do Sul, estão previstas fiscalizações também em pedreiras de Mato Grosso. O Exército diz que os trabalhos acontecerão em todo o País.

A fiscalização de explosivos acontece dois dias depois de um mega assalto a uma transportadora de valores em Ciudad Del Este, no Paraguai, onde uma quadrilha com cerca de 50 pessoas roubou o equivalente a R$ 120 milhões em bens, dinheiro e armas.

Na ocasião, parte do prédio foi explodido pelos autores na ação. Segundo a Polícia Federal, doze bandidos já foram presos e cerca de R$ 4,5 milhões foram recuperados até agora. Outros três foram mortos em confrontos com as autoridades ainda na fuga.

O próprio texto do Exército admite que a operação foi planejada após a ação audaciosa dos bandidos. “(Um dos objetivos) é coibir a venda ilegal e o desvio de substâncias ou compostos químicos, que possam ser empregados em ações criminosas e, assim garantir a manutenção da ordem pública e fornecer uma adequada sensação de segurança à sociedade”, disse.