Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Brasil vai importar energia de Argentina e Uruguai até dezembro de 2018

Portaria publicada nesta quarta reconhece necessidade de compra da energia para poupar reservatórios das usinas hidrelétricas, que estão com nível baixo devido à falta de chuvas.

G1

20 de Setembro de 2017 - 10:45

O governo publicou nesta quarta-feira (20) uma portaria que reconhece a necessidade de importar energia elétrica da Argentina e do Uruguai e autoriza a importação até o dia 31 de dezembro de 2018.

Segundo a portaria, publicada no Diário Oficial da União, a importação ocorrerá por meio de ofertas semanais de energia elétrica. A portaria afirma ainda que se o custo da importação for superior ao valor de venda da energia no mercado brasileiro, a diferença poderá ser paga por encargos recolhidos pelo setor elétrico.

Já se a energia importada for mais barata do que o valor de venda no mercado brasileiro, o ganho deve ser revertido e depositado na conta dos Encargos de Serviços do Sistema (ESS), que são pagos a quem gera energia térmica por solicitação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A importação tem como objetivo preservar o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas brasileiras, que sofrem com a falta de chuvas, e foi discutida em uma reunião do governo realizada nesta terça.