Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Artigos

Cuide do filtro de cabine para evitar doenças respiratórias durante o tempo seco

Para garantir um melhor desempenho do sistema de ventilação, são indicadas duas opções de filtro de cabine: a convencional e a que conta com o carvão ativado.

André Gonçalves

08 de Julho de 2016 - 14:47

O inverno chegou de forma rigorosa esse ano e algumas semanas antes do previsto, trazendo também o tempo seco. Com as temperaturas mais baixas, é comum aumentar o uso do ar quente nos veículos, e essa utilização deve estar entre as preocupações dos motoristas. Este fenômeno tem relação direta com a maior incidência das doenças respiratórias, por conta do ar mais seco, pois esta condição é favorável para a maior quantidade de partículas de poeira, fuligem, pólen, gases nocivos e odores desagradáveis.

Com isso, devemos estar em alerta para o cuidado com a manutenção do filtro de cabine, que é uma das principais ferramentas para melhorar as condições do ar dentro do veículo e contribuir com a saúde dos ocupantes. Um filtro de cabine em mal estado permite a entrada destas partículas, fazendo com que o ar dentro do carro fique comprometido. Além destes problemas, outra consequência comum de um filtro em estado de conservação ruim é o acúmulo de resíduos nas janelas e para-brisas, o que aumenta as chances do vidro embaçar e diminuir a visibilidade do condutor.

Para garantir um melhor desempenho do sistema de ventilação, são indicadas duas opções de filtro de cabine: a convencional e a que conta com o carvão ativado. Com o filtro de carvão ativado, além dos benefícios à saúde dos ocupantes do veículo, também temos a questão do conforto, com a filtragem dos odores externos, como por exemplo, de um rio poluído ou de uma queimada na beira de uma estrada ou em terrenos baldios.

Outro ponto importante é que alguns veículos mesmo não possuindo ar-condicionado podem talvez utilizar filtro de cabine, e também para alguns veículos há disponibilidade de dois tipos de filtro de cabine, com ou sem carvão ativado, para isto verifique o catalogo de aplicação.

Sempre buscando aperfeiçoar os produtos, os filtros da MANN+HUMMEL possuem tecnologia de ponta e atendem todas as exigências do competitivo mercado automotivo. Desenvolvemos uma tecnologia exclusiva para os meios filtrantes para fornecer o melhor produto disponível no mercado. Com essas dicas, aproveite a estação mais gelada do ano, mas sempre com saúde.

*Formado em Engenharia de Produção mecânica, André Gonçalves atua no segmento automotivo desde 2003, tendo iniciado na MANN+HUMMEL Brasil em 2005, onde já atuou como Engenheiro de Produto no seguimento agrícola. Atualmente, ocupa o cargo de Consultor Técnico do departamento de Aftermarket na empresa.