Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Geral

Sem previsão de chuva, sábado começa com alerta de baixa umidade

Aviso coloca MS em estado de atenção, já que efeito causa risco à saúde

Inmet

29 de Julho de 2017 - 07:00

A manhã deste sábado (29) iniciou parcialmente nublada em Campo Grande e com alerta de baixa umidade emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Sem chuva há quase 30 dias, o último registro de água feito pelo Instituto é do dia 13 de julho, cerca de 0,2 mm. A temperatura máxima na Capital pode chegar a 29°C.

O dia segue com névoa seca e umidade relativa do ar com variação entre 20% e 30%, que de acordo com o aviso colocou Mato Grosso do Sul em estado de atenção, já que o efeito pode causar leve risco à saúde.

Pela climatologia, o período mais seco da porção centrossul do País inicia na segunda quinzena de maio e se estende até a primeira quinzena de setembro. Levantamento do Inmet realizado do último trimestre (maio, junho e julho – até o dia 25/07/2017), mostra que uma massa de ar seco se intensificou sobre a Região Centro-Oeste e parte das Regiões Sudeste e Sul do Brasil, impedindo a formação de nuvens de chuva, colaborando para diminuir os índices de umidade relativa do ar.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como situação de alerta quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%. Por isso, deve-se evitar atividades físicas externas no período de maior exposição ao sol. De acordo com o Ministério da Saúde, durante a seca, a população deve evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 horas da manhã e 4h da tarde.

A baixa umidade aumenta a incidência de doenças respiratórias, como rinite alérgica e asma, além de problemas na pele, nos olhos e sangramento nasal. As doenças respiratórias são as mais preocupantes, principalmente entre crianças e idosos pela fragilidade do organismo. Para este grupo de pessoas existe uma chance maior de complicação. Por isso, o cuidado precisa ser redobrado e, ao sinal de mal-estar, deve-se buscar acompanhamento médico.