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Esporte

Nova fase: Porsche Cup vai revelar talentos

Categoria terá novidades em 2018: carro mais potente e programa de desenvolvimento de pilotos

Globo Esporte

02 de Dezembro de 2017 - 09:37

Rumo ao seu 13º ano de vida no Brasil, a Porsche GT3 Cup Challenge terá uma série de novidades para marcar o início da temporada 2018, soube em primeira mão o blog Voando Baixo. A maior delas, sem dúvidas, é a criação de um programa de desenvolvimento de pilotos, nos moldes do que a Porsche mundial já faz e formou pilotos como o alemão Timo Bernhard (duas vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans e bicampeão do Mundial de Endurance - WEC - em 2017), o dinamarquês Michael Christensen, o neozelandês Earl Bamber (duas vezes vencedor das 24h de Le Mans e campeão do WEC) e, claro, o neozelandês Brendon Hartley, que ganhou uma nova chance na carreira no programa da montadora alemã. Com isso, venceu as 24h de Le Mans, ganhou o bi do WEC e chegou à Fórmula 1: disputou quatro GPs em 2017 e será titular da STR em 2018.

Em um país com tão poucas opções para os pilotos jovens, uma iniciativa como essa é sempre um alento. E a intenção de Dener Pires, diretor-geral da Porsche GT3 Cup Challenge, é criar mais uma opção de caminho para os pilotos que estão saindo do kart e querem encontrar um caminho para continuar a viver do automobilismo. A iniciativa será chamada de Junior Programme, assim como o da Porsche mundial. Qualquer piloto entre 16 e 22 anos estará apto para participar da seleção. Nove serão escolhidos para uma bateria de testes físicos, psicológicos, de pilotagem e de feedback do carro. Serão quatro dias de atividades em um circuito no Brasil, supervisionadas pelos instrutores alemães do programa. O treinamento deve acontecer já no primeiro trimestre de 2018.

Ou seja: até o fim de março do ano que vem, três pilotos serão escolhidos com base nos resultados destes testes. Eles ganharão subsídios da categoria para competir na Porsche GT3 Cup Challenge já em 2018. E mais: o melhor deles será indicado para participar do Junior Programme internacional em setembro de 2018 na Alemanha, concorrendo ao subsídio da Porsche mundial para competir na Europa em 2019. Para os outros pilotos do programa, a categoria no Brasil também vai ajudar a obter patrocínios para completar o orçamento da temporada 2018. E, além disso, eles terão chances de tentar a ida para a Europa em 2019.

Neste sábado, nos 500 Km de Interlagos, teremos na pista dois exemplos do sucesso mundial do Porsche Junior Programme. O austríaco Thomas Preining e o norueguês Dennis Olsen disputarão a etapa. Ambos foram revelados nos programas locais de seus países e hoje têm vínculo global com a montadora, competindo internacionalmente. É exatamente essa a ideia que Dener Pires tem para o programa no Brasil: formar pilotos para fortalecer a categoria nacional e dar chances para eles alçarem voos mais altos fora do país. Belíssima iniciativa.

Mais novidades na Porsche GT3 Cup Challenge:

Além do Junior Programme, a categoria terá a chegada de um novo carro, mais potente e moderno que o atual: o Porsche 911 GT3 Cup – geração 991 (II). Ou simplesmente Porsche GT3 Cup 4.0 por causa do motor de 4 litros. Além da motorização, o modelo também terá a introdução do sistema ABS para os freios, que impede o bloqueio das rodas. Item de segurança, mas que vai melhorar o desempenho dos carros. Max Wilson, piloto da Stock Car e um dos instrutores brasileiros da Porsche, já fez o shakedown e acelerou pra valer nesta sexta em Interlagos.

- O carro é rápido. Lá na Europa, ele tem sido entre um segundo e um segundo e meio mais rápido que o aqui do Brasil. O carro é muito gostoso de pilotar, tem mais potência, tem a assistência do ABS, que dá uma segurança maior para os pilotos. Com o ABS, você pode abusar um pouco mais na freada. E a gente sempre gosta de mais potência. É uma combinação muito boa. O carro tem um potencial muito bom e acho que o ABS vai tornar a categoria ainda mais competitiva - disse Max.

Os carros da geração 997-II, hoje na classe Challenge, serão aposentados das competições. Eles serão substituídos pelos atuais da classe Cup (geração 991-I). Eles passarão a ser chamados de Porsche GT3 Cup 3.8. Outra novidade: dois campeonatos paralelos serão promovidos, ambos com os Porsche 4.0 e 3.8 nos grids.

Assim como na Alemanha, o campeonato principal, para pilotos profissionais, passará a se chamar Carrera Cup. O grid será formado por 12 carros 4.0 e outros 12 3.8, totalizando 24. A Porsche GT3 Cup passará a ser o certame de acesso, também com 24 modelos na pista, na mesma proporção da categoria principal.