Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Esporte

TRE-RJ ordena que Bernardinho exclua publicações nas redes sociais por propaganda antecipada

Tribunal Regional Eleitoral disse que ex-jogador tem até 48h para excluir as publicações, "sobretudo daquelas que já constam no seu perfil no Facebook".

Globo Esporte

19 de Dezembro de 2017 - 08:39

O Tribunal Regional eleitoral do RJ (TRE-RJ) determinou nesta segunda-feira (18) que Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, retire qualquer manifestação que ele tenha feito em que demonstre a intenção de disputar as eleições de 2018. Em nota, o TRE afirmou que o ex-jogador tem até 48h para excluir as publicações, "sobretudo daquelas que já constam no seu perfil no Facebook".

A Corte decidiu ainda, proibir o pré-candidato de fazer qualquer divulgação relacionada ao número de seu partido, o Partido Novo (30). Caso ele descumpra a ordem, deverá pagar uma multa de R$ 200 mil. Segundo o TRE, ainda cabe recurso da decisão

De acordo com a relatora do processo, a desembargadora eleitoral Cristiane Frota, "houve transbordamento dos limites de atos de pré-campanha, sobretudo em dois aspectos (...): em primeiro lugar, existe uma vinculação direta do pré-candidato ao número do seu Partido (Novo nº 30); de outro lado, percebe-se na conduta do candidato uma interação com o eleitorado, conclamando os seus espectadores a aderir à sua candidatura, em uma postura típica de palanque em diversas manifestações, sobretudo nos vídeos".

Na última sexta-feira (15), a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), pediu à Justiça Eleitoral que Bernardinho fosse advertido e multado por "queimar a largada" das eleições gerais do próximo ano com publicações em jornais e redes sociais.

Na ação, protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na quinta-feira (14), o procurador regional eleitoral, Sidney Madruga, cita matérias jornalísticas nas quais Bernardinho estaria se antecipando ao pleito, que só tem início oficialmente em meados de agosto do próximo ano. A diversos veículos o ex-técnico já afirmou ser um possível nome ao governo, cargo que disputaria pelo Partido Novo.

O G1 entrou em contato com a assessoria do Sesc-RJ, onde Bernardinho atua como técnico da equipe feminina, mas até o momento não obteve retorno.