Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Jogo fluído, extracampo e mata-mata: Fernando Diniz tem desafios no Atlético-PR

Técnico tenta implantar suas ideias e montar o time com Copa do Brasil e Sul-Americana pela frente. Estreia de Diniz pelo Atlético-PR será entre final de janeiro e início de fevereiro.

Globo Esporte

06 de Janeiro de 2018 - 07:37

técnico Fernando Diniz encara uma série de desafios no comando do Atlético-PR. Da questão tática a fatores extracampo, ele precisa superar obstáculos. Tudo isso com dois torneios de mata-mata pela frente: a Copa do Brasil, que começa já em janeiro, e a Sul-Americana, com a estreia em abril.

Fernando Diniz é famoso por montar times com variações táticas e mudanças de posição constantes. O goleiro trabalha bastante com os pés; os zagueiros ajudam na saída de bola; laterais avançam e voltam; meias e atacantes não têm posição fixa. O Atlético-PR, porém, tem adotado de 2015 para cá um esquema padrão, o 4-2-3-1.

- Na parte tática, é um jogo mais fluído, que favorece o jogador a jogar bem, com estética legal. O jogar bem aproxima muito o time a ganhar o jogo. O time tem que ter mais coragem, mais comprometimento, correr mais e correr junto - falou o treinador ao Blog Painél Tático em 2016.

Diniz também precisa evitar problemas de relacionamento. Na passagem pelo Paraná, em 2015, por exemplo, ele discutiu com Rafael Carioca durante um jogo, viu Marcos Paraná criticá-lo durante uma entrevista e "rebaixou" Jean, um dos principais jogadores do time, para o sub-23.

Mas o maior desafio de Fernando Diniz talvez seja conhecer os jogadores, implantar sua filosofia e armar o time com dois torneios de mata-mata pela frente. O time principal estreia na Copa do Brasil entre o final de janeiro e o início de fevereiro - pega o Caxias em jogo único e fora de casa.

O Furacão também terá a Copa Sul-Americana pela frente. Os jogos contra o Newell's Old Boys, da Argentina, estão marcados para 11 de abril, na Arena da Baixada, e 10 de maio, no Coloso del Parque. O Brasileirão começa no fim de semana dos dias 14 e 15 de abril.

Apesar desse e de outros desafios, Fernando Diniz confia em um "casamento perfeito" com o clube. O treinador destaca que tanto ele quanto o Atlético-PR têm pensamentos inovadores.

- O Atlético é o clube que mais inovou e mais fez coisas nos últimos 20 anos. Na parte técnica, também me considero um treinador inovador, que pensa fora da norma e com bons resultados. Acho que este é um casamento perfeito, que tem tudo para dar certo - falou ao site do clube.

Enquanto Diniz prepara o time principal para competições nacionais e sul-americana, Tiago Nunes terá o desafio de comandar o sub-23 no estadual. O Furacão estreia no dia 20, contra o Maringá, na Baixada -