Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Política

Com plenário vazio, Câmara encerra sessão sem votar projetos pelo segundo dia consecutivo

Congresso retomou trabalhos na segunda, mas, sem quórum, sessões da Câmara têm sido encerradas sem que deputados analisem propostas. Pauta desta quarta previa análise de 14 itens.

G1

07 de Fevereiro de 2018 - 17:19

Com o plenário vazio, a Câmara dos Deputados encerrou a sessão desta quarta-feira (7) novamente sem votar projetos. A pauta da sessão previa a análise de 14 propostas que confirmam a adesão do Brasil a acordos internacionais.

O Congresso Nacional retomou os trabalhos na última segunda (5), após 45 dias de recesso. Nesta terça (6), primeiro dia destinado à análise de projetos, não houve quórum na Câmara e, com isso, a sessão foi encerrada sem que os deputados votassem duas medidas provisórias previstas na pauta.

Como não houve quórum novamente nesta quarta, a sessão da Câmara foi destinada sobre a debates, em que parlamentares podem subir à tribuna para fazer discursos.

A expectativa é que as sessões destinadas a votações na Câmara sejam retomadas somente depois do feriado de Carnaval, isso porque o salário dos deputados (atualmente em R$ 33,7 mil) são pagos conforme a presença dos parlamentares nesse tipo de sessão.

Além disso, as comissões temáticas da Câmara também retomarão as atividades somente após o feriado.

Reforma da Previdência

Está previsto para o próximo dia 19 de fevereiro, no plenário da Câmara, o início da discussão sobre a reforma da Previdência. A expectativa do governo é aprovar a proposta até o dia 28 deste mês.

Na avaliação do presidente Michel Temer, se a reforma não for votada nas próximas semanas, dificilmente será analisada nos próximos meses.

Por se tratar de uma emenda à Constituição, a reforma só seguirá para o Senado se tiver o apoio mínimo de 308 dos 513 deputados, em duas votações – hoje o governo afirma ter cerca de 270 votos.

Diante deste cenário, o Palácio do Planalto admite mudanças no texto, desde que não interfiram no "núcleo" do projeto e resultem em mais votos favoráveis.