Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Sidrolandia

Pastor faz mobilização contra uso de brasão que tem ‘Ave Maria’ no uniforme escolar

Pastor cobra do prefeito Marcelo Ascoli a exclusão do brasão que traz a expressão “Ave Maria” em uniforme escolar.

Flávio Paes/Região News

11 de Março de 2018 - 19:27

O pastor Adilson Machado, da Igreja Evangélica de Sidrolândia (IES) iniciou no último final de semana uma mobilização que tem provocado discussões acirradas pelas redes sociais, com manifestações favoráveis e contrárias a tese do religioso. O pastor cobra do prefeito Marcelo Ascoli a exclusão da camiseta do uniforme, distribuída aos alunos das escolas municipais, o brasão de Sidrolândia, que traz a expressão “Ave Maria”, introdutória da oração mais tradicional do catolicismo, além de ostentar símbolos supostamente maçônicos.

Como as camisetas já foram distribuídas, o pastor defende que seja dada as crianças (por orientação dos pais) o direito de frequentar as escolas sem uniforme. Ele garante não estar pregando a intolerância religiosa, simplesmente, invoca a Constituição Federal que define o Estado brasileiro como laico, ou seja, a liberdade religiosa é ampla, no Brasil não há uma religião oficial.

O pároco da Igreja de Nossa da Abadia, Padroeira de Sidrolândia, Junio César, discorda das posições do pastor. Segundo ele, para se entender o porquê do brasão ter a expressão “Ave Maria”, é preciso entender o contexto histórico em que se fez esta escolha: o fundador da cidade, Sidrônio Antunes de Andrade, era católico, devoto de Nossa Senhora da Abadia, padroeira da cidade. “Não podemos simplesmente mudar um símbolo histórico”, acredita. Ele não vê nisto, nenhuma tentativa de impor a fé Católica, em detrimento de outras crenças.

Alguns pais de alunos evangélicos, como o empresário Raul Lima, apoiam a manifestação do pastor Adilson. Seus filhos não vão usar o uniforme que estampa o brasão da cidade. O diretor da Escola Olinda Brito de Souza, José Mauro, garante: os estudantes terão o direito de escolher usar ou não o uniforme. Confira a reportagem.

Brasão com Ave Maria estampando em uniformes escolares divide opinião em Sidrolândia

Líderes religiosos prometem manifestação caso alunos sem uniforme sejam barrados nas escolas públicas do municipio.

Publicado por Regiao News em Sábado, 10 de março de 2018