Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

Em evento da UCDB, vice-presidente da Fiems reforça importância do empreendedorismo

O objetivo é a discutir o papel da universidade nos processos de desenvolvimento econômico, social e tecnológico por meio da inovação.

Daniel Pedra/Fiems

19 de Março de 2018 - 11:00

Ao participar da cerimônia de abertura da 1ª Semana de Empreendedorismo e Inovação da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), realizada nesta segunda-feira (19/03) pela Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade, em Campo Grande (MS), o 1º vice-presidente regional da Fiems, Luiz Cláudio Sabedotti Fornari, reforçou a importância do envolvimento de todo o setor produtivo nos processos que envolvem pesquisa e empreendedorismo.

“Todos estamos atentos à 4ª revolução industrial que, sem dúvidas, chega muito mais rápido do que as outras e não existe ambiente melhor do que o acadêmico para discutir essas mudanças. Temos professores e alunos que respiram este ambiente tecnológico e, de certa forma, estão mais preparados a absorve-lo e transmiti-lo para a sociedade”, pontuou Luiz Cláudio Fornari, destacando a relevância do debate do tema “O Papel da Universidade no Desenvolvimento Econômico, Social e Tecnológico” para o setor industrial.

Reitor da UCDB, o padre Ricardo Carlos afirmou que a instituição de ensino tem um compromisso com o crescimento econômico, social e tecnológico por meio da inovação, pesquisa e empreendedorismo junto às empresas estabelecidas no mercado, e sempre contou com a parceria da Fiems para seguir com estas ações. “A Fiems sempre foi muito parceira da UCDB e, na figura do presidente Sérgio Longen, desde o início esteve presente conosco e apoia diversas ações, o que demonstra que precisamos caminhar juntos para em prol do desenvolvimento”, declarou.

“Empreendedorismo e inovação são questões urgentes e se faz necessário que a universidade se comprometa cada vez mais com essas ações. Diante do nosso papel enquanto instituição de ensino, de gerar conhecimento, incentivamos que nossos acadêmicos possam, desde os primeiros passos na universidade, contribuir com a sociedade”, completou o reitor da universidade.

O evento foi aberto com a palestra “A Participação das Universidades como Incremento à Inovação e ao Empreendedorismo – Programa Sinapse de Inovação” e, em seguida, terá a mesa redonda sobre “Parques Tecnológicos, Incubadoras e Aceleradoras de Empresas - As Novas Fronteiras da Inovação”. A Semana de Empreendedorismo é voltada para gestores, coordenadores e equipe técnica das incubadoras de empresas e dos núcleos de inovação tecnológica, sendo aberto à toda comunidade.

O objetivo é a discutir o papel da universidade nos processos de desenvolvimento econômico, social e tecnológico por meio da inovação, pesquisa e empreendedorismo junto às empresas estabelecidas no mercado, setor produtivo e entes de Governo. Além disso, o evento vem com o intuito de promover o intercâmbio de conhecimento sobre o tema junto aos Núcleos de Inovação Tecnológica – NITs e Incubadoras de Empresas de Mato Grosso do Sul.