Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Esporte

Barnett comprova contaminação, evita pena e está liberado para lutar MMA

Ex-campeão peso-pesado do Ultimate, que teve problemas com doping em 2002 e 2009, se livra de punição após testar positivo em exame realizado há dois anos.

Combate.com

24 de Março de 2018 - 08:10

Em 2016, Josh Barnett testou positivo para a substância proibida ostarine, em um exame realizado dia 9 de dezembro, fora do período de competição. E, na última sexta-feira, a USADA (Agência Antidoping dos EUA), informou que o atleta não será punido e, portanto, está liberado para lutar MMA.

O ex-campeão peso-pesado do UFC e sua equipe jurídica conseguiram comprovar que a substância ilegal havia aparecido em seu exame através de um suplemento contaminado.

Devido à fonte (da substância) se dar por meio de um suplemento contaminado, e o atleta ter cuidado em relação aos produtos que consumia, o juiz determinou que apenas uma reprimenda pública era apropriada - diz parte do comunicado da entidade.

A osterina não é aprovada pela FDA (Administração de Comidas e Remédios, em tradução livre), mas é vendida ilegalmente nos Estados Unidos como uma substância de melhora de performance. Ela não está disponível como um medicamento que pode ser prescrito, mas já foi encontrada - embora não declarada - em suplementos alimentares do país.

Barnett - que caiu no doping em 2002 e 2009 - lutou pela última vez em setembro de 2016, quando finalizou Andrei Arlovski no terceiro round. O peso-pesado soma 35 vitórias e apenas oito derrotas na carreira.