Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

MS terá 5º menor percentual do Fundo de Participação dos Estados em 2018

Uma vez calculados, os índices passam pelo crivo da Corte Fiscal Federal.

Campo Grande News

27 de Março de 2018 - 10:28

MS terá 5º menor percentual do Fundo de Participação dos Estados em 2018

O TCU (Tribunal de Contas da União) divulgou nesta terça-feira (27) os coeficientes do FPE (Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal) para o exercício de 2019. Para Mato Grosso do Sul caberá 1,695533%, o quinto menor do país, atrás do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.

A Bahia continua sendo a unidade federativa com maior fatia nas divisões das verbas federais, com 8,274055% de participação.

Essas cotas são calculadas pela União com base nas populações de cada município brasileiro e na renda per capita de cada estado, que também é informada pelo IBGE.

Para isso, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publica no Diário Oficial da União, até o dia 31 de agosto de cada ano, a relação das populações por estados e municípios.

Uma vez calculados, os índices passam pelo crivo da Corte Fiscal Federal. Elas foram publicadas hoje em Diário Oficial e os estados têm 30 dias para contestá-las e a partir de então a decisão normativa entra em vigor na data da publicação e produz efeitos somente a partir do dia 1º de janeiro do ano que vem.

A decisão será então encaminhada para conhecimento do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, ao ministro da Fazenda, ao ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, ao presidente do Banco do Brasil e ao presidente da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).