Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Saúde

Caravana da Saúde nas Escolas tem até mil atendimentos por dia

A Caravana da Saúde nas Escolas tem duas etapas. Na primeira, é feita a triagem e o diagnóstico.

Portal do MS

24 de Abril de 2018 - 16:25

O programa Caravana da Saúde nas Escolas está a todo vapor. De acordo o coordenador operacional Luciano Goulart, até mil alunos de escolas públicas estaduais e municipais são atendidos diariamente.

O governador Reinaldo Azambuja fez questão de acompanhar, pessoalmente, nesta terça-feira (24.4) a primeira etapa do programa na EE São José, na Vila Rosa, em Campo Grande.

É uma oportunidade para alunas como Maria Sofia, de 9 anos. Aluna do 5º ano, ela nunca tinha feito exames de visão ou audição. “É a primeira vez que eu faço. É bom saber se está tudo bem com a nossa saúde”, disse.

Alunos do 4º ano, Vinicius Machado e Nicole Rebeca Caçador Garcia, ambos com 9 anos, e Isadora Marques Fabiane, 9 anos, do 5º ano, também fizeram os exames da primeira etapa, onde são feitos triagem e diagnóstico. “É importante para ver se a saúde está bem”, falou Isadora.

“É extremamente positiva a Caravana nas Escolas porque ela oportuniza aos alunos da rede pública passar por esses exames. Interessante é o que identificamos, quando idealizamos o projeto é que entre 15% a 20% dos alunos da rede pública têm problema ou de visão ou de audição. Passando por esses exames, por essa triagem inicial, que nós fazemos hoje nesta manhã, vai para o exame específico. Aprofunda um pouco mais os exames específicos e quando no Dia D vamos disponibilizar ou óculos, ou aparelho auditivo. Isso com certeza vai dar um ganho a mais a esses alunos na rede”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), um em cada cinco alunos sofre algum problema visual como miopia, hipermetropia, estrabismo e outros fatores. Na idade escolar, os problemas de visão podem passar despercebidos e repercutir desfavoravelmente no aprendizado. Somente em Campo Grande, 42 mil alunos do 4º ao 7º ano serão beneficiados.

Passo a passo

A Caravana da Saúde nas Escolas tem duas etapas. Na primeira, é feita a triagem e o diagnóstico. Os exames são feitos em poucos minutos. Já na segunda, são realizados exames específicos e também os procedimentos. A primeira etapa é dividida em seis fases:

Caravana da Saúde nas Escolas tem até mil atendimentos por dia