Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Policial

Exército inicia operação para fiscalizar comércio de explosivos em MS

O trabalho, iniciado ontem, dura enquanto houver necessidade.

Correio do Estado

25 de Abril de 2018 - 08:51

O Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC) do Exército Brasileiro deu início à Operação Rastilho IV, com objetivo de intensificar fiscalização de explosivos e produtos correlatos. A ação busca garantir a legalidade do comércio, a segurança no uso e transporte do materiais, bem como impedir que criminosos tenha acesso aos produtos, principalmente com a finalidade de arrombar cofres bancários e caixas eletrônicos. O trabalho, iniciado ontem, dura enquanto houver necessidade.

Na área de responsabilidade da 9ª Região Militar, que abrange os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o município de Aragarças (GO), as fiscalizações serão realizadas por militares da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, sediada em Dourados, da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, sediada em Corumbá e da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Cuiabá (MT).

A operação será coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), e contará com a participação de órgãos de segurança pública e agências reguladoras, a fim de averiguar controle da produção, do armazenamento, da comercialização, do transporte, bem como da utilização de explosivos e produtos correlatos, promovendo a dissuasão de criminosos que utilizam explosivos para práticas ilícitas.

Segundo a assessoria de comunicação do Comando Militar do Oeste (CMO), "tais ações de têm alcançado, desde 2015, importantes resultados, colaborando decisivamente com o incremento da percepção da segurança pública, no que tange o uso de Produtos Controlados pelo Exército (PCE) em atividades ilícitas".