Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Ofuscado por Salah, Firmino brilha diante de Tite e ganha moral para a Copa

Lateral Alexander-Arnald enfatiza importância do brasileiro no Liverpool, mas admite: "Não recebe o crédito que merece"

Globo Esporte

25 de Abril de 2018 - 09:06

Dois gols marcados e duas assistências em uma semifinal de Liga dos Campeões. O sujeito da frase poderia ser Mohamed Salah, mas é Roberto Firmino. À sombra do egípcio, que iniciou a goleada sobre a Roma em Alfield nesta terça-feira e é o artilheiro dos Reds na temporada, o brasileiro foi aplaudido pela torcida de forma mais modesta. Até os companheiros reconhecem que talvez o crédito não seja o merecido. Mas o reconhecimento mais importante pode estar a caminho. O técnico Tite assistiu à atuação de gala do camisa 9 pessoalmente.

Os números de Firmino e Salah são praticamente idênticos nas estatísticas divulgadas pelo site WhoScored.com. O brasileiro chutou uma vez a mais (5 a 4), mas o egípcio teve melhor pontaria para mandar na direção do gol (4 a 3). Cada um deu 5 passes-chave, com 76,9% de aproveitamento no fundamento. O alagoano levou vantagem na bolas aéreas (2 a 0) e no número de toques na bola (49 a 45), e os dois receberam nota 10 pelo desempenho.

O primeiro tempo já dava indicações da grande noite de Firmino. O brasileiro deu dois passes açucarados para Sadio Mané, que desperdiçou as oportunidades quando o placar ainda estava zerado. Depois vieram as duas assistências para Salah. Vale destacar que a segunda foi fruto de uma arrancada e que o brasileiro cortou bem o defensor da Roma antes de mostrar visão de jogo e dar o passe final.

Na segunda etapa, a festa completa. Primeiro com passe justo de Salah em cruzamento baixo. Depois, de cabeça, na cobrança de escanteio de Milner. Feitos que o fizeram igualar recordes. Firmino agora juntou-se a Adriano como jogador que mais rápido atingiu a marca de 10 gols na Champions (foram necessários 11 jogos). E também o único, ao lado de Kaká e Neymar, a alcançar 10 gols na mesma edição do campeonato. Como tem ao menos mais um jogo pela frente, pode isolar-se neste quesito. Para o lateral-direito Trent Alexander-Arnald, o atacante merecia maior reconhecimento.

"Firmino é um jogador inacreditável. É de grande importância na forma como jogamos. O ataque flui através dele. Talvez não receba o crédito que merece mas espero que ele ganhe no fim da temporada", disse Alexander-Arnald

A maior recompensa para o brasileiro pode transcender os limites de Anfield. Nome dado como certo na lista dos para a Copa da Rússia, Firmino concorre com Gabriel Jesus ao posto de companheiro de ataque de Neymar. O camisa 9 do Liverpool vive fase melhor do que o colega do Manchester City e ainda teve esta noite de gala justo quando Tite e o coordenador de seleções de CBF, Edu Gaspar, o acompanharam in loco.

Poupado no último fim de semana do confronto com o West Bromwich pela Premier League, Firmino possivelmente também deve ganhar folga no jogo contra o vice-lanterna Stoke City, no sábado. Um descanso valioso para voltar a campo na próxima semana com as baterias recarregadas para o jogo de volta contra a Roma. Será mais uma oportunidade e tanto para mostrar seu valor.