Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Antônio João

Curso incentiva na construção da cidadania

A construção da cidadania indica que bases são necessárias para que o cidadão possa participar.

Assessoria de Imprensa

26 de Abril de 2018 - 09:26

Curso incentiva na construção da cidadania

O Governo Municipal em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães realiza nesta quinta-feira, dia 26, em Antônio João, o curso “Cidadania: Aprendizagem para a transformação social”, módulo 1. O objetivo é suscitar o debate e o amadurecimento de uma postura de cidadão ativo nas comunidades, visando incentivar uma intervenção cívica dos cidadãos orientada por valores como Justiça, Igualdade, Tolerância e Solidariedade.

De acordo com a prefeita Márcia Marques o curso é voltado à comunidade, é totalmente gratuito e tem como principal enfoque capacitar os cidadãos para a participação nos diversos movimentos sociais, especialmente para o pleno exercício da democracia participativa nos conselhos municipais e nos demais espaços criados pela legislação vigente, primando pela garantia dos direitos de cidadania e de inclusão social.

A construção da cidadania indica que bases são necessárias para que o cidadão possa participar. Os participantes vão receber aulas enfocando Organização social e Estado; Estado e vontade geral; Estado, direitos e deveres; O estado de direito e a legalidade; Ordem social; Cidadania e direitos; A composição da cidadania; Democracia, Cidadania e Legitimação; O patrimonialismo; O clientelismo; Consequências do patrimonialismo e clientelismo para a cidadania; Os desafios na construção da mentalidade participativa no Brasil; O controle da sociedade sobre a corrupção.

Os interessados em fazer o curso podem fazer suas inscrições gratuitamente na Prefeitura de Antônio João, sendo que os concluintes vão receber certificados da Fundação Ulysses Guimarães, uma instituição de renome nacional e sem fins lucrativos com atuação em todo o território nacional. O curso terá início às 18h desta quinta-feira, dia 26, no auditório do Paço Municipal.

DICÇÃO E ORATÓRIA

Na última terça-feira, dia 24, a prefeita Márcia Marques, entregou os certificados para as pessoas que fizeram o curso de dicção e oratória, oferecido também gratuitamente numa parceria do Governo Municipal com a Fundação Ulysses Guimarães.

As aulas ensinaram os alunos a usar a comunicação com eficiência, eficácia e efetividade, apresentando um conjunto de técnicas para que ao falar em público a pessoa consiga ser convincente e ao mesmo tempo impactante.