Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Educação

Cortes reduzem em 80% número de alunos beneficiados pelo Fies

Em linha gerais, a reformulação do Fies em 2015 ocorreu depois de o programa crescer de forma exponencial.

Correio do Estado

04 de Maio de 2018 - 08:02

Cortes reduzem em 80% número  de alunos beneficiados pelo Fies

Em quatro anos, o número de alunos beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) caiu 80% em Mato Grosso do Sul. Enquanto em 2014, um total de 13.577 estudantes contrataram o programa no Estado, no ano passado, foram somente 2.644 contratações.

Assim como no restante do país, a redução ocorreu depois de uma série de mudanças no programa, iniciadas em 2015, que endureceram as regras para liberação do subsídio. Preocupante, o cenário deve piorar a partir deste ano, pois regras ainda mais restritivas começaram a valer.

Em linha gerais, a reformulação do Fies em 2015 ocorreu depois de o programa crescer de forma exponencial. Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Fies gastou R$ 13,7 bilhões em 2014.  Antes, os investimentos não passavam de R$ 7, 67 bilhões.

Para conter gastos, o Ministério da Educação (MEC) decidiu limitar o prazo para pedido de novos contratos, além de vincular a aceitação do pedido de financiamento a cursos com notas mais altas nos indicadores de qualidade, privilegiar instituições de ensino fora dos grandes centros e exigir que os estudantes interessados em contratos de financiamento do governo tivessem média de pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).