Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Brasil

Curso gratuito de Fotografia aborda Iluminação e Linguagem no Centro Cultural

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas pessoalmente a partir desta terça-feira (5.6), das 8h às 22h.

Portal do MS

05 de Junho de 2018 - 09:04

O Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio do Programa Educativo oferecerá o curso de Fotografia: Iluminação e Linguagem, direcionado para pessoas a partir de 12 anos e será ministrado pelo professor e fotógrafo Alexandre Sogabe.

As aulas acontecerão gratuitamente nos dias 12, 14 e 15 de junho, das 18h30 às 21h30. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas pessoalmente a partir desta terça-feira (5.6), das 8h às 22h.

Esse módulo do curso é dirigido para pessoas que querem se aprofundar na linguagem da fotografia, abordando os principais questionamentos sobre o fazer fotográfico, a questão da representação numa perspectiva histórica, as categorias estéticas e o uso das cores. A atividade oferece ainda a oportunidade de produção com iluminação profissional e de alguns equipamentos de estúdio.

O curso de Fotografia encerra o primeiro semestre com esse módulo: Iluminação e Linguagem em junho e teve ainda outros três: Fotografia com Câmera de Celular, em março; Câmera Semiprofissional e Reflex, em abril; e Edição de Imagens, em maio.

O curso foi desenvolvido a partir de experiências de ensino de fotografia dos ministrantes desde 2008 e tem por objetivo introduzir o participante nos princípios da arte da fotografia, as etapas são desenvolvidas de maneira independente, sendo que, o participante possa optar por realizar aqueles módulos que têm interesse sem prejuízo de aprendizagem.

Professor

Alexandre Sogabe é gestor de Artes pela FCMS, possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS – 2006), especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília (UnB – 2010) e Mestrado em Estudos de Linguagens com tema em Fotografia (2014).

Desenvolveu os módulos: Fotografia com Câmera Reflex, Edição de Imagem com Software Livre e Iluminação, Linguagem para o Curso de Fotografia do Museu da Imagem e Som de MS e o Curso de Fotografia com Câmera Reflex (2013) e Técnico em Processos Fotográficos (2015) para o Senac e coordenou o 1º, 2º e 3º Concurso de Fotografias Patrimônio Histórico e Cultural de MS – Nossa Identidade (2012,2013 e 2014). Ministrou a disciplina de Fotografia em Publicidade e Propaganda na Anhanguera-Uniderp (2010 e 2015), e cursos menores nas cidades de Bodoquena, Bonito, Corumbá e Dourados, além de três edições do Festival de Arte e Tecnologia da UFMS com oficinas de fotografia.

Serviços:

As inscrições acontecerão de 5 a 8 de junho das 8h às 22h ou enquanto existirem as vagas, os interessados deverão se dirigir ao CCJOG que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453 Centro, munidos de cópias do RG e CPF, no caso de menores de idade, deverão ir acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar a mesma documentação.

O curso terá certificado e oferecerá 20 vagas, excedendo o número de vagas será criada uma lista de espera. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3317-1795.

Contato para a Imprensa – Alexandre Sogabe: 3316-9174