Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Policial

Operação do Exército coloca 600 militares para cuidar da fronteira

A 4ª Bda C Mec conduzirá operações militares em conjunto com as demais Forças e Órgãos de Segurança Pública e Agências federais, estaduais e municipais.

Dourados Agora

18 de Junho de 2018 - 16:17

O Comando Militar do Oeste desencadeou nesta segunda-feira (18), a Operação Ágata de Aço II. A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados atuará na operação com um efetivo de 600 militares, 238 viaturas com o objetivo de coibir os principais crimes transfronteiriços, como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, dentre outros.

A Operação que é parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), e que foi criada por decreto em novembro de 2016, acontece sob a coordenação e integração de representantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI); do Estado-Maior do Exército (EME); do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; da Secretaria da Receita Federal; da Polícia Federal; da Polícia Rodoviária Federal; da Secretaria Nacional de Segurança Pública; e da Secretaria-Geral do Ministério das Relações Exteriores.

Como na Ágata de Aço II, Para este ano, neste segundo semestre a Operação também visa intensificar a presença do Exército Brasileiro na faixa da Fronteira Oeste, na área de responsabilidade da 4ª Bda C Mec, no intuito de melhorar a eficácia das Operações Interagências, corroborando com o aumento da dissuasão e inibição das ações criminosas internacionais.

A 4ª Bda C Mec conduzirá operações militares em conjunto com as demais Forças e Órgãos de Segurança Pública e Agências federais, estaduais e municipais.

Este ano, a Operação Ágata tem como premissa a valorização do princípio da surpresa, com o aumento do número de operações, sendo elas mais curtas e pontuais.

Outro ponto a ser destacado é a intensificação das operações de inteligência, aproveitando as potencialidades do SISTEMA INTEGRADO DE MONITORAMENTO DE FRONTEIRAS (SISFRON), aliado a execução de ações preventivas e repressivas de combate aos ilícitos transfronteiriços e incremento de meios e recursos com maior tecnologia agregada.