Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolândia

Prefeitura promove sábado, campanha de vacinação contra raiva

Haverá vacinação nas Unidades Básicas de Saúde Cleide Piran, Malvinas, São Bento e Cascatinha.

Flávio Paes/Região News

18 de Setembro de 2018 - 15:46

Prefeitura promove sábado, campanha de vacinação contra raiva

A Secretaria Municipal de Saúde promove no sábado, campanha de vacinação contra raiva para imunizar cães e gatos. Os postos funcionarão das 7h30 às 11 e das 13 às 16 horas. Haverá vacinação nas Unidades Básicas de Saúde Cleide Piran, Malvinas, São Bento e Cascatinha. 

Haverá vacinação ainda na - Vigilância Sanitária (prédio antigo da Escola Sidrônio – Rua Targino de Souza Barbosa esquina com a Rua São Paulo); Auto Posto Pé de Cedro; CRAS São Bento (antigo PETI); Clínica Veterinária Dr. Marco Antônio Zorzeto (Avenida Dorvalino dos Santos); Clínica Bicho Mimado (Drª Simara Mioto); Clínica Amigo Bicho (Drª Joelma Spalding) e Igreja Nossa Senhora Aparecida (Vila Tereré).

A Raiva: 

A raiva é uma doença causada por um vírus que afeta a maioria dos mamíferos, é um mal que apesar de estar controlado, ainda preocupa muito, pois a doença é considerada incurável e a taxa de mortalidade é de quase 100%. 

Como mencionado, os sinais clínicos mais comuns da raiva são: grande mudança no comportamento, aumento da agressividade atacando animais e pessoas, salivação intensa e o animal deixa de se alimentar e beber água. No estágio final da doença ocorrem convulsões e paralisias. 

A Importância da Vacina Contra a Raiva: 

A transmissão da raiva acontece de um animal contaminado para outros principalmente, através de mordida, arranhões ou contato de secreções ou excrementos.  

A vacina antirrábica é ainda, a única forma de prevenção contra a doença: 

A importância da vacina contra a raiva se dá pelo fácil risco de contágio, principalmente para animais que vivem em áreas com muitos animais silvestres ou aqueles que viajam muito para áreas de risco como sítios e fazendas, ou qualquer outra situação que possa deixar o animal vulnerável. 

Além disso, a raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos. A raiva humana também é bastante agressiva e em quase 100% dos casos ela pode ser fatal. Manter o pet vacinado é uma questão de segurança para ele e para todos que convivem com ele.