Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Esporte

Expulsão de Dedé amplia lista de lances polêmicos contra brasileiros diante do Boca Juniors

Clubes do Brasil têm histórico de reclamações em partidas contra equipe argentina, dentro e fora da Bombonera.

Globo Esporte

20 de Setembro de 2018 - 16:21

A expulsão de Dedé após um choque involuntário com o goleiro Andrada - mesmo após o uso do VAR - causou revolta entre jogadores e torcedores do Cruzeiro e ampliou a lista de lances polêmicos contra clubes brasileiros em partidas contra o Boca Juniors.

As equipes do Brasil têm um histórico recente de reclamações quando enfrentam o clube argentino - seja como visitante, em Buenos Aires, ou como mandante, em uma relação que inclui equipes como Palmeiras, Corinthians, Fluminense e Grêmio.

2000 - Palmeiras 0 (2) x (4) 0 Boca Juniors - final da Libertadores

Buscando o bicampeonato sul-americano, o Palmeiras chegou ao Palestra Itália em boas condições após um empate em 2 a 2 na ida, mas deixou seu estádio lamentando a perda do título e a arbitragem polêmica do paraguaio Epifanio González. Os brasileiros alegaram que o juiz deixou de marcar um pênalti em Asprilla no começo do segundo tempo e também não assinalou penalidade máxima em Pena, atingido pelo goleiro Córdoba.

A partida acabou empatada em 0 a 0, e nos pênaltis o Boca venceu por 4 a 2 - encerrando um jejum de 22 anos sem conquistar o principal torneio de clubes da América do Sul.

2001 - Boca Juniors 2 x 2 Palmeiras - semifinal da Libertadores

Após perder a final do ano anterior para o mesmo Boca Juniors, nos pênaltis, com arbitragem polêmica no Palestra Itália, o Palmeiras reencontrou os argentinos nas semifinais da Libertadores de 2001. E mais uma vez a atuação do juiz foi motivo de reclamação para os brasileiros, que deixaram a Bombonera revoltados com Ubaldo Aquino, acusado de ignorar um pênalti sobre Fernando e de conceder uma penalidade máxima de forma equivocada para os argentinos.

Aquela partida de ida terminou empatada em 2 a 2, mesmo resultado da volta - quando os argentinos venceram novamente nos pênaltis e avançaram à final, conquistando o bicampeonato sobre o Cruz Azul.

2007 - Boca Juniors 3 x 0 Grêmio - final da Libertadores

O Grêmio visitou o Boca Juniors na partida de ida da final de 2007 e deixou o lendário estádio derrotado por 3 a 0, mas também reclamando de um favorecimento do árbitro aos donos da casa. O uruguaio Jorge Larrionda foi acusado de ter falhado ao não assinalar impedimento no primeiro gol da partida, marcado pelo atacante Palacio em um lance em que ele e Palermo, que deu a assistência, foram lançados em posição irregular, após cobrança de falta.

Riquelme e Patrício (contra) viriam a balançar as redes depois do lance polêmico, e o Boca viajou ao Rio Grande do Sul com uma confortável vantagem. Na volta, ainda venceu por 2 a 0 e sagrou-se campeão sul-americano novamente. O comandante gremista, na época, era Mano Menezes - hoje técnico do Cruzeiro.

2012 - Boca Juniors 1 x 0 Fluminense - quartas de final da Libertadores

O Fluminense também deixou a Bombonera, após jogo de ida pelas quartas de final, reclamando da arbitragem do colombiano José Buitrago. Os cariocas alegaram que o juiz errou ao não dar um pênalti contra o Boca Juniors ainda no primeiro tempo do confronto, quando Roncaglia atingiu a bola com o braço dentro da área - o que poderia ter, ainda, causado a expulsão do argentino.

O Fluminense foi derrotado por 1 a 0 naquele confronto e, após empate em 1 a 1 na volta, foi eliminado. O Boca avançou à final, quando foi derrotado pelo Corinthians.

2013 - Corinthians 1 x 1 Boca Juniors - oitavas de final da Libertadores

Um ano depois de derrotar os argentinos na final, o Corinthians reencontrou o Boca Juniors nas oitavas de final de 2013. E, após perder por 1 a 0 na ida, na Bombonera, os brasileiros saíram do Pacaembu revoltados com a atuação do paraguaio Carlos Amarilla. Os corintianos tiveram uma lista de reclamações contra a arbitragem, a começar por um gol anulado de Romarinho e um pênalti não marcado de Marín - que já tinha cartão amarelo e colocou a mão na bola. No segundo tempo, o árbitro anulou um gol de Paulinho, marcando falta, e deixou de marcar uma penalidade máxima em cima de Emerson Sheik.

O Boca Juniors conseguiu segurar o empate em 1 a 1 e garantiu uma vaga nas quartas de final, quando foi eliminado pelo Newell's Old Boys.