Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Sidrolândia

Prefeitura faz a base, empreiteira vai recapear cruzamento que será sinalizado para ativação de semáforo

Instaladas placas de orientação e feitas faixas o conjunto semafórico já instalado será colocado em funcionamento.

Flávio Paes/Região News

27 de Setembro de 2018 - 14:12

Equipes da Secretaria Municipal de infraestrutura, que na quarta-feira, fizeram a remoção da rotatória da Avenida Dorvalino dos Santos com a Rua João Márcio Ferreira Terra, trabalham hoje (quinta-feira) na compactação, colocaram a brita e selaram a superfície com piche, deixando pronta a base para a Engepar Engenharia aplicar o pavimento nos padrões exigidos  pelo DNIT com CBUQ.

O serviço ficará pronto até quarta-feira (03) quando a Interface Engenharia e Serviços Técnicos (contratada pelo Detran), inicia a sinalização horizontal e vertical no entorno, serviço que deve durar seis dias. Instaladas as placas de orientação e feitas as faixas o conjunto semafórico já instalado será colocado em funcionamento.

Prefeitura faz a base, empreiteira vai recapear cruzamento que será sinalizado para ativação de semáforo

Junto com a instalação do semáforo foi instalada uma travessia elevada na Dorvalino dos Santos, como parte do projeto de mudança do trânsito no entorno da estação rodoviária, que prevê ainda adoção de mão única em algumas vias, que com a proibição da conversão à esquerda para quem vem pela pista sentido Campo Grande/Maracaju, servirão como alça de acesso.

A retirada da rotatória era uma reivindicação que se arrasta há 10 anos, mas que se transformou num clamor popular, após o acidente registrado no dia 02 de setembro do ano passado, quando a manicure Andressa Medeiros da Silva Pontes, morreu esmagada sob as rodas de um caminhão, quando descia a João Marcio e tentou fazer a conversão à esquerda na Dorvalino dos Santos.

Mudanças

O semáforo instalado no cruzamento da Dorvalino dos Santos com a João Márcio terá três tempos para quem estiver subindo a João Márcio Terra e quiser entrar à esquerda para seguir pela pista sentido Maracaju da Dorvalino. Será a única possibilidade de conversão à esquerda no local. A alternativa foi planejada principalmente para atender os ônibus que deixam a rodoviária com destino a Maracaju, Ponta Porã e cidades do sudoeste como Jardim, Bela Vista e Porto Murtinho.

Neste trecho da João Márcio (entre os antigos trilhos e a Dorvalino) será proibido o estacionamento. Haverá duas pistas de rolamento para quem sobe e outra duas para o fluxo de veículos que descem em direção ao São Bento. Os motoristas que tiverem intenção de fazer a conversão a esquerda, terão de posicionar os veículos na última faixa e aguardar o sinal verde.

Como serão proibidas as conversões à esquerda para quem transita pela Dorvalino dos Santos, será preciso instituir mão única em trechos das ruas Pernambuco, São Paulo, Amazonas, Trajano Roberto Ribeiro e Afonso Pena, que servirão de alça de acesso para quem tiver como destino o Bairro São Bento. Os motoristas que vem pela Dorvalino dos Santos (pista Campo Grande/Maracaju), para chegar ao São Bento, terão de entrar à direita na Rua Pernambuco, seguir a esquerda pela Rua São Paulo e uma quadra depois, descer pela João Márcio Ferreira Terra, atravessar a Dorvalino e seguir em frente.

A Rua Pernambuco passa a ser mão única (com tráfego subindo) até a São Paulo, que também será mão única (na direção da Rua Ponta Porã) até a João Márcio. A Rua Amazonas será mão única (oferecendo tráfego descendo) até a Rua Afonso Pena, inclusive quando passa a se chamar Trajano Roberto Ribeiro (após à Dorvalino).

Para quem vem pela Dorvalino na pista sentido Maracaju/Campo Grande e quiser subir a João Márcio, terá de entrar uma quadra antes, na Trajano Roberto, seguir pela Afonso Pena (que também passará a ser mão neste trecho), por onde entrará na João Marcio, atravessando a Dorvalino.