Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Economia

Produção industrial cai 0,3% em agosto, aponta IBGE

Trata-se da segunda queda mensal seguida.

G1

02 de Outubro de 2018 - 08:31

Produção industrial cai 0,3% em agosto, aponta IBGE

A produção industrial brasileira caiu 0,3% em agosto frente ao mês anterior, segundo divulgou nesta terça-feira (2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda foi puxada pelo setor de produtos derivados do petróleo e biocombustíveis.

Trata-se da segunda queda mensal seguida. O resultado de julho foi revisado para um recuo de 0,1% ante 0,2% divulgado na primeira leitura.

Produção industrial cai 0,3% em agosto, aponta IBGE

Já na comparação com agosto do ano passado, a indústria cresceu 2%, terceiro resultado positivo consecutivo, mas o menos intenso dessa sequência, o que reforça a leitura de perda de ritmo, pressionada pela fraqueza dos investimentos e incertezas para o setor em meio à corrida eleitoral.

No acumulado no ano, a indústria tem alta de 2,5%. Em 12 meses, a indústria também perdeu ritmo, passando de um avanço de 3,3% até julho para 3,1% até agosto.

14 dos 26 segmentos recuaram

Dos 26 ramos de atividade, 14 recuaram em agosto. Segundo o IBGE, a principal influência negativa foi do setor de produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, que caiu 5,7%. Outros destaques de baixa foram os setores de bebidas (-10,8%), de produtos alimentícios (-1,3%) e de indústrias extrativas (-2,0%).

Na outra ponta, os destaques de alta na produção foram os produtos farmacêuticos (alta de 8,3%), equipamentos de informática (5,1%) e veículos (2,4%).

Produção industrial cai 0,3% em agosto, aponta IBGE

Com o desemprego elevado e a confiança dos empresários ainda baixa diante das incertezas em relação às eleições, o Brasil vem mostrando dificuldades em engrenar um ritmo forte de crescimento, com as empresas relutando em investir.

No segundo trimestre, a indústria registrou contração de 0,6%, contribuindo para que o Produto Interno Bruto (PIB) do país registrasse crescimento de apenas 0,2% sobre os três meses anteriores.

Após divulgação de alta de apenas 0,2% no PIB no 2º trimestre, analistas do mercado passaram a projetar um crescimento mais próximo a 1% em 2018. Segundo a última pesquisa Focus do Banco Central, a expectativa do mercado é que a economia cresça 1,35% em 2018, menos da metade do que era esperado do começo do ano.

Em meios às incertezas eleitorais, a confiança da indústria fechou o 3º trimestre em queda, o primeiro recuou trimestral em quase 2 anos, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).