Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Wilson Aquino

Acredite em você

Algumas barreiras que impedem essa materialização são formadas dentro do próprio homem que tem capacidade maior de exercer fé negativa.

Wilson Aquino

02 de Outubro de 2018 - 15:32

Sabiamente alguém já disse que o local onde está guardado o maior tesouro da humanidade, os maiores projetos e ideias incríveis é no cemitério. Um tesouro inspirado, entabulado mas não executado por falta de empenho do próprio autor.

Quem não tem ao menos uma grande ideia que se posta em ação proporcionaria algo grandioso em benefício próprio ou da coletividade?  Todos têm. Entretanto falta coragem, trabalho e determinação para a materialização da ideia.

Muitos carregam consigo grandes e revolucionários projetos que ficam armazenadas somente no campo do desejo, sem desprender um esforço sequer para  coloca-los em prática, procurando vencer  todo tipo de obstáculo, quer financeiro, burocrático ou de qualquer outra natureza para torna-los realidade.

Algumas barreiras que impedem essa materialização são formadas dentro do próprio homem que tem capacidade maior de exercer fé negativa. Ou seja, antes mesmo de dar o primeiro passo para a realização de um grande trabalho como esse, ele próprio se poda dizendo que não dará certo por conta desse ou daquele motivo.

Outros que ousadamente conseguem dar os primeiros passos logo desistem quando se deparam com as primeiras dificuldades.

A história da humanidade nos ensina que não devemos desistir. Aqueles que perseveraram alcançaram grandes vitórias e realizaram seus sonhos, seus objetivos.

Dentre os incontáveis exemplos que temos, penso na persistência dos grandes inventores que perseveraram mesmo diante dos maiores e mais difíceis percalços e venceram, tornando realidade suas ideias e projetos que mudaram a vida da própria humanidade. Outros deram o alicerce necessário para outras grandes invenções.

É sempre bom e inspirador analisarmos as condições de vida que levamos hoje, o conforto, a tecnologia que estão à nossa disposição. Elas só foram possíveis graças a ousados homens que materializaram suas criações, não permitindo que elas fossem levadas para depósito nos cemitérios.

Mas então, como aumentar a fé para colocarmos em prática aquilo que idealizamos mentalmente ou de qualquer outra forma?

O homem pode buscar e encontrar outros caminhos como resposta, mas prefiro o mais seguro e grandioso que é por intermédio de Deus e da fé que desenvolvemos Nele. Fé essa que nos alicerça para não só transpormos todo e qualquer obstáculo que a vida impõe a todos nós, como também nos inspira e nos dá grandes e novas ideias se assim o desejarmos.

Também acredito que como tudo vem de Deus, as ideias geniais que os homens tiveram ao longo da história da humanidade, também vieram Dele. E é Ele mesmo que ainda nos oferece todo conhecimento que necessitarmos. Na Escritura Sagrada está escrito: E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada (Tiago 1;5).

Toda grande ideia, se não executada pelo idealizador, essa mesma ideia é repassada para outro para que seja posta em ação. Em outras palavras, se Albert Einstein, Benjamin Franklin, Thomaz Edison e tantos outros que entraram para a história com suas teorias e invenções, não o fizessem, certamente outros nomes aflorariam para executar o mesmo serviço.

Se nos conscientizarmos dessas coisas, de que os obstáculos sempre existiram e existirão até para quem optar por levar uma vida simples e pacata, e se realmente acreditarmos que tudo vem de Deus e que não termina aqui, que a eternidade é sim o maior presente  que Ele nos deu, tudo fica mais fácil, os problemas, de qualquer natureza, ficam pequeninos, insignificantes diante do verdadeiro e grandioso sentido da vida.

Mas é preciso que perseveremos na fé em Deus e isso só é possível com a leitura diária das Escrituras Sagradas. Somente assim poderemos conhece-Lo melhor para termos forças e condições para tocar a vida e materializar sempre nossas ideias e aspirações.

*Jornalista, Professor e Cristão SUD.