Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Policial

Ladrão que descarregou arma contra comerciante diz que foi "fatalidade"

"Irmão Baleado" do PCC fugiu para São Paulo, mas foi preso lá

Correio do Estado

20 de Novembro de 2018 - 10:22

A Polícia Civil prendeu Douglas Aparecido Cardoso, de 30 anos, suspeito de ter descarregado revólver contra o comerciante Fernando Alle dos Santos, de 53 anos, em conveniência localizada na Vila Morumbi, em Campo Grande. O homem morreu no local e o criminoso, mais conhecido como "Irmão Baleado" do Primeiro Comando da Capital (PCC), disse que os disparos foram uma "fatalidade", pois a arma teria disparo sozinha quando a vítima reagiu.

Durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, o delegado Fábio Brandalise, da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (Derf), explicou que Douglas é de São Paulo e teria vindo a Mato Grosso do Sul para fugir da polícia de, chegando ao estado, continuou com outras práticas criminosas. "Ele responde por homicídio, tráfico e roubo lá e disse que veio embora porque a polícia não dava sossego, por causa das várias passagens".

Conforme apurado, no dia 20 de maio, Douglas e um adolescente de 16 anos foram à conveniência localizada no cruzamento da Rua Assunção com a Rua Campo Belo, onde anunciaram assalto. O delegado pontuou que, na ocasião, o menor teria exigido ao comerciante que ele entregasse objetos que estavam em seu bolso. A vítima, tensa, não obedeceu e o garoto então pediu para que Douglas, armado, viesse para intimidá-la.

O criminoso então atirou várias vezes contra Fernando. O comerciante foi atingido por dois disparos e não resistiu. As imagens das câmeras de segurança não mostram com detalhe se de fato a vítima reagiu, como alegado pelo assaltante. No entanto, a perícia aponta que foram dados seis disparos no local. "Ao que tudo indica, ele atirou contra a vítima, descarregando a arma. Não sabemos se a vítima reagiu, por exemplo, após início dos tiros", afirmou o delegado. O revólver usado na ação, de calibre 38 ou 357, não foi encontrado.

Apresentado à imprensa, o ladrão assumiu o roubo, mas negou que tenha puxado o gatilho para matar. "Ele pulou em cima de mim e ela [a arma] disparou sozinha", disse ele que foi indiciado pelo roubo de uma farmácia na Avenida Guaicurus e é investigado pela 7ª Delegacia de Polícia da Capital por envolvimento na morte de Jhenifer de Almeida, de 25 anos, espancada até a morte no Nova Campo Grande. A suspeita é de que Douglas veio para Campo Grande com a intenção de montar boca de fumo.

FUGA

Após o crime, Douglas voltou para Itaí, onde reside no interior de São Paulo. A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Derf, assumiu as investigações, conseguiu identificá-lo, localizá-lo e solicitou a prisão. No último dia 22 de outubro, ele foi preso pela Polícia Civil de São Paulo e foi trazido pelos investigadores da Derf na semana passada. "Ele está sendo indiciado por nós e o adolescente por ato infracional junto à Deaij [Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e à Juventude], mas não foi preso", pontuou Brandalise.