Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolândia

Prefeito decide abrir dois postos na área urbana nos dias seguintes ao Natal e Ano Novo para não sobrecarregar a UPA

O objetivo é garantir atendimento de atenção básica à população e evitar que a UPA tenha sobrecarga.

Flávio Paes/Região News

26 de Novembro de 2018 - 09:42

O prefeito Marcelo Ascoli se reuniu na manhã desta segunda-feira (26) com o secretário de Saúde, Nélio Paim e o orientou a manter abertas, atendendo a população, pelo menos duas unidades básicas de saúde e outra da zona rural (provavelmente do Capão Bonito) nos dias seguintes as comemorações do Natal e passagem do ano novo.

O objetivo, segundo o prefeito, é garantir o atendimento de atenção básica à população nestas unidades e evitar que a UPA (para onde vão os casos mais graves) tenha uma sobrecarga de atendimento. O planejamento é que sempre haja um posto aberto na região do São Bento e outro para atender a parte alta da cidade, onde estão localizados os postos Cleide Piran, Jandaia e Cascatinha.

Não haverá, portanto, suspensão do atendimento em toda a rede de postos depois do dia 21 de dezembro e retomada em 7 de janeiro. Ainda hoje o secretário deve definir (conforme a disponibilidade de pessoal, respeitando a escala de férias), quais unidades vão funcionar nos dias 26, 27 e 28 de dezembro (na semana subsequente ao Natal) e nos dias 2, 3 e 4 de janeiro, período logo a passagem do ano.

Nos dias 24 (ponto facultativo) e 25 (feriado) e 31 (ponto facultativo) e 1º de janeiro (feriado), naturalmente só haverá funcionamento da UPA, como sempre ocorre não há expediente nas repartições.