Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Mato Grosso do Sul

MS foi o estado com maior número de desastres naturais, diz Governo

O 2º lugar é de Santa Catarina (239 ocorrências) e a 3ª posição é do Paraná (180).

Correio do Estado

28 de Novembro de 2018 - 15:49

De janeiro a 26 de outubro de 2018, a Defesa Civil de MS registrou 355 ocorrências naturais causadas por fenômenos climáticos ou geológicos da sua história. O número coloca o Estado com o maior número de casos de ocorrências naturais registrados neste ano em todo País. O 2º lugar é de Santa Catarina (239 ocorrências) e a 3ª posição é do Paraná (180).

Para o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Fábio Catarineli, isso significa que o sistema estadual está funcionando. “É fruto de um trabalho que estamos fazendo de capacitação e de estímulo ao uso do Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres, mesmo quando não será decretada situação de emergência. Com isso, teremos um histórico, para aprimorar a gestão pública e as ações de defesa civil”, disse.

Segundo o Portal MS, entre os desastres naturais registrados neste ano estão as inundações de Aquidauana, Anastácio, Miranda, Bela Vista, Bonito, Nioaque e Jardim, no início do ano; as cheias do rio Paraguai, em julho; e os vendavais em Caarapó e Bandeirantes, em setembro.

Ainda de acordo com informações oficiais, na maior parte dos casos, o Poder Público precisou responder rapidamente aos desastres, oferecendo a ajuda humanitária para famílias  que tiveram prejuízos por causa das chuvas.

É o segundo ano de recorde consecutivo atingido por Mato Grosso do Sul no número de registros. Em 2017, o Estado ultrapassou pela primeira vez a marca de 100 ocorrências.