Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolândia

A partir de 4ª feira, reformado, antiga unidade central passa a abrigar especialidades médicas e odontológicas

O prédio passou por reforma, iniciada há 18 meses, em junho do ano passado que deveria ter sido concluída em dezembro.

Flávio Paes/Região News

09 de Dezembro de 2018 - 20:56

A partir de 4ª feira, reformado, antiga unidade central passa a abrigar especialidades médicas e odontológicas

A partir da próxima quarta-feira (12) as antigas instalações da unidade Central de Saúde, Acelino Roberto Ferreira, passa a abrigar duas estruturas de atendimento, o Centro de Especialidades Médicas e de tratamento odontológico. O prédio passou por reforma, iniciada há 18 meses, em junho do ano passado que deveria ter sido concluída em dezembro.

O Ministério da Saúde atrasou o repasse de recursos e com isto a obra ficou 10 meses parada, tendo sido retomada no último mês de abril. A solenidade inaugural será nesta segunda-feira à 17h30.

Foram investidos R$ 300 mil, sendo metade de recursos próprios e o restante, verba do Ministério da Saúde. O recurso federal foi viabilizado por emenda parlamentar do deputado Dagoberto Nogueira, a partir da intermediação do vereador Waldemar Acosta, em 2016. Foram substituídas as instalações elétricas, hidráulicas, o elevador para acesso ao 1º andar, além de pintura geral do prédio.

Foram feitas adequações para abertura de quatro consultórios odontológicos; sala de fisioterapia; laboratório de análises clínicas. O antigo jardim de inverno, por onde entrava muita água da chuva que alagava o prédio, foi suprimido, o espaço ganhou cobertura e agora será a recepção.

O prédio, agora reformado, foi desocupado em junho do ano passado com a entrada em funcionamento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Funcionou pelo menos três anos com sérios problemas de manutenção, que comprometeram, por exemplo o funcionamento do elevador. Isto dificultava o acesso de cadeirantes à sala do laboratório para coleta de material de exame.

Em outubro de 2015, por exemplo, depois de uma madrugada chuvosa, o posto ficou alagado, formando-se uma lâmina d'água de 15 centímetros no primeiro pavimento que escoou para o térreo. Foi feito um serviço emergencial para que o atendimento não fosse prejudicado.

Para 2019 está programada a reforma do prédio que abrigava o Centro de Especialidades Médicas, na Rua Rio Grande do Norte. No local, será instalada a Unidade Básica de Saúde do centro, que atualmente funciona na UBSF Cleide Piran.