Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolândia

Sanesul tenta substituir pela 2ª vez bomba do poço que responde por 26% do abastecimento

O novo poço está apresentando uma vazão entre 84 e 100 mil litros por hora, o que teoricamente suprirá a produção do SID-10.

Flávio Paes/Região News

12 de Dezembro de 2018 - 13:34

Sanesul tenta substituir pela 2ª vez bomba do poço que responde por 26% do abastecimento

A Sanesul ainda não conseguiu reativar a produção do poço de maior vazão na cidade, o SID-10 localizado na Rua Espirito Santo, que com produção de 84 mil litros por hora, responde por 26% da água que abastece a cidade. A estatal mobiliza técnicos e equipamentos de outras cidades para a retirada da bomba estragada e instalação de uma nova, operação complexa e demorada.

No domingo as bombas do SID-10 e o SID-01 (com vazão de 13 mil litros por hora) pararam de funcionar. Com isto boa parte da cidade ficou sem água até o início da tarde de segunda-feira, quando a EBS (Empresa Brasileira de Saneamento), de forma emergencial, antecipou o funcionamento do poço que perfurou junto aos reservatórios nos altos da Mato Grosso.

O novo poço está apresentando uma vazão entre 84 e 100 mil litros por hora, o que teoricamente suprirá a produção do SID-10. Entretanto até que o reservatório de 1 milhão de litros esteja abastecido (que chegou a ficar só com 180 mil litros) continuarão havendo problemas pontuais de falta de água, principalmente, na casa de quem não tem caixa d’água.

Até a ativação deste novo poço, a cidade era abastecida por 8 poços, que juntos somam uma produção de 311 mil litros de água por hora, praticamente o mesmo nível de consumo. Com isto, a interrupção de qualquer poço, compromete o abastecimento e a situação piora, porque aos finais de semana o consumo aumenta.