Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Esporte

Artilharia por país na Champions: França ameaça líder Brasil, Lewa vira goleador, e Neymar faz golaço

Polonês do Bayern chega a oito gols em seis jogos e se torna artilheiro isolado.

Globo Esporte

13 de Dezembro de 2018 - 14:25

Quem achou que o Brasil começaria a abrir vantagem na artilharia por país da Liga dos Campeões se enganou. A França, adversário direto da vez, marcou seis gols na rodada final da fase de grupos - um a mais que os brasucas - e mostrou que a geração campeã do mundo vem forte na disputa. Com golaço de Neymar na goleada do PSG sobre o Estrela Vermelha, o Brasil terminou a primeira fase com 34 gols, três a mais que o vice-líder. Fechando o Top 3, a Argentina se desgarrou da Espanha por um golzinho, chegando à marca de 23, ainda distante da dupla de cima.

Além de Neymar, seu companheiro Marquinhos, Felipe (Porto), Júnior Moraes (Shakhtar Donetsk) e Lucas Moura (Tottenham) anotaram os gols verde-amarelos. Os franceses foram às redes em seis oportunidades: Mbappé (PSG), Fekir (Lyon), Dembélé (Barcelona), Coman (Bayern de Munique) e duas vezes Hoarau (Young Boys).

Na disputa pelo terceiro lugar, a Argentina "venceu" a Espanha por 3 a 2 nesse meio de semana: Dybala (Juventus), Icardi (Internazionale) e o lateral-esquerdo Tagliafico, que já tem três gols pelo Ajax; Grimaldo, do Benfica, e Soler (Valencia) deixar os ibéricos com 22 gols no ranking.

O Top 10 não tem mais a Bósnia, que passou em branco, mas conta com duas novidades: a Polônia apareceu, graças ao caminhão de gols de Lewandowski, novo goleador máximo da Champions (duas bolas na rede no empate em 3 a 3 com o Ajax); e a Sérvia, liderada pelo meia Tadic, do Ajax, autor de cinco dos oito gols eslavos.

Artilharia da Champions 2018/19 (após fim da fase de grupos):
1. Lewandowski (Bayern de Munique) - 8 gols
2. Messi (Barcelona) - 6 gols
3. Dybala (Juventus), Dzeko (Roma), Kramaric (Hoffenheim), Marega (Porto), Neymar (PSG) e Tadic (Ajax) - 5 gols