Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Política

Com Geraldo Resende e futuro vice na equipe, Reinaldo anuncia nesta semana novo secretariado

O atual secretário, Carlos Alberto Assis, vai ser responsável pela articulação política na Capital e o ex-secretário Sérgio Paulo, cuidará do interior.

Flávio Paes/Região News

17 de Dezembro de 2018 - 08:10

Com Geraldo Resende e futuro vice na equipe, Reinaldo anuncia nesta semana novo secretariado

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) deve anunciar, nesta semana a equipe completa que vai assessorá-lo no segundo mandato, a partir do dia primeiro de janeiro. Falta definir apenas o secretário de Administração. O atual secretário, Carlos Alberto Assis, vai ser responsável pela articulação política na Capital e o ex-secretário Sérgio Paulo, cuidará do interior.

As mudanças, por enquanto, são nas secretarias de Fazenda (sai Guaraci Fontana e entra Felipe Mattos), Saúde (Geraldo Resende substitui Carlos Coimbra) e Infraestrutura (Murilo Zauith entra no lugar de Helianey Paulo Silva).

As alterações no primeiro escalão, programadas para o segundo mandato, incluem a extinção da Secretaria de Cultura, que será transformada em fundação e a subordinação da Fertel (Fundação Luiz Chargas de Rádio e TV Educativa) à Secretaria de Governo e Gestão Estratégica que ficará responsável pela comunicação social.

Nas outras pastas, as mudanças são praticamente nulas. Eduardo Riedel será mantido na Secretaria de Governo, Maria Cecília Amêndola da Motta continua na Educação, Antonio Carlos Videira, Segurança e Justiça, Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre, na Assistência Social e Jaime Verruck no Meio Ambiente e Produção.

Nas empresas estatais, Detran, MSGás, Sanesul, Agência de Habitação e TVE, os titulares devem continuar os mesmos. Outra mudança será na Procuradoria-Geral do Estado. O governo avalia entre três nomes o substituto de Adalberto Neves Miranda.

Os escolhidos - Felipe Mattos, 34 anos, é uma escolha pessoal de Reinaldo Azambuja. Homem de sua estrita confiança, foi assessor jurídico no primeiro mandato, coordenou a campanha da reeleição e agora volta como o “guardião” do cofre estadual. O atual secretário, Guaraci Luiz Fontana, vai se aposentar.

Murilo Zauith, 68 anos, vice-governador eleito, formado em engenharia civil, empresário na área de educação, ex-prefeito de Dourados e ex-deputado ocupa, na Secretaria de Infraestrutura, a fatia que o DEM, seu partido, conquistou ao integrar a coligação que reelegeu Reinaldo Azambuja.

Geraldo Resende, 63 anos, médico e deputado federal, volta à Secretaria de Saúde. Na primeira vez, entre 2000 e 2002, foi secretário no governo Zeca do PT. Na eleição de outubro, Resende não conseguiu a reeleição, mas poderia assumir o lugar de Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, que vai para o ministério de Jair Bolsonaro. Como preferiu ficar no Estado, seu lugar na Câmara Federal será ocupado pela suplente Beatriz Cavassa, do PSDB de Corumbá.