Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolândia

Com G-9 no comando, Câmara freia votações relâmpagos

Nas sessões de ontem, terça-feira, todos os pedidos de tramitação em regime de urgência foram rejeitados.

Flávio Paes/Região News

19 de Dezembro de 2018 - 19:25

Com G-9 no comando, Câmara freia votações relâmpagos

Na sessão de estreia do G-9 após a eleição da futura Mesa Diretora, controlada pelo bloco liderado por Carlos Henrique, o grupo já colocou em prática o compromisso de por fim as votações relâmpagos de projetos enviados pelo Executivo, uma estratégia recorrente nos últimos dois anos.

Nas sessões de ontem, terça-feira, todos os pedidos de tramitação em regime de urgência foram rejeitados. Detalhe, por unanimidade, com aval inclusive de vereadores da base governista. O vereador Waldemar Acosta saudou a nova postura dos colegas que a seu ver, veio "em boa hora"; um despertar para necessidade de cumprir com a função precípua do vereador, que é legislar.

"Não podíamos continuar votando praticamente no escuro, sem tempo para uma leitura mais atenta das propostas", avalia. Os projetos que deixaram de ser votados não urgentes, conforme Waldemar, podem esperar para deliberação em 2019. Um dos projetos, adequava o estatuto do servidor para garantir a licença maternidade de seis meses para as servidoras que adotem recém-nascidos.

Um segundo projeto prevê abertura de dotação orçamentária no valor de R$  510 mil para implantação de rede de água no Assentamento Terra Solidária. A terceira proposta prorrogava até dia 31 dezembro de 2019 a vigência da lei municipal número 1.769 de 2015, que se encerrou dia 31 de março de 2016. O dispositivo que está sendo alterado, dá poderes ao procurador jurídico de fazer acordos judiciais com contribuintes com débitos tributários em atrasos.