Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Internacional

Cão-guia ganha diploma honorário por acompanhar dona na universidade

Griffin deu apoio emocional e acompanhou sua dona em todas as aulas do curso de terapia ocupacional.

iG notícias

20 de Dezembro de 2018 - 07:19

Cão-guia ganha diploma honorário por acompanhar dona na universidade

Sempre que Brittany Hawley ia para aula do curso de terapia ocupacional, seu fiel cão-guia Griffin estava lá. Se precisasse de algum material, ele ia buscar. Até mesmo quando estava atendendo pacientes no estágio, seu companheiro estava lá para ajudar. Diante da sua importante participação na vida acadêmica da dona, nada mais justo que Griffin também ganhe um diploma .

E foi exatamente isso que a Universidade Clarkson fez. O conselho administrativo homenageou o  cão-guia de quatro anos durante a entrega do diploma honorário, dizendo que ele demonstrou "esforço extraordinário, compromisso firme e dedicação diligente ao bem-estar e sucesso de Hawley e dos estudantes."

A entrega aconteceu durante a formatura de Brittany, ocorrida nesta semana. A norte-americana de 25 anos, moradora de Wilson, na Carolina do Norte, se formou no mestrado em terapia ocupacional.

Griffin frequentou as aulas desde o primeiro dia do curso, auxiliando sua dona cadeirante em tudo que precisava

O Golden Retriever está na sua vida há alguns anos devido às dores crônicas e o uso da cadeira de rodas. Sua função é auxiliá-la em tarefas que são difíceis por causa de sua condição, como abrir portas, acender luzes e buscar certos objetos. Mas, talvez a tarefa mais importante do canino seja proporcionar amor e carinho em meio à sua dor severa que causa ansiedade e depressão.

Hawley e seu companheiro trabalham em Fort Bragg, na Carolina do Norte, ajudando soldados com deficiências de mobilidade e distúrbios psicossociais. Griffin tem um papel muito importante e essencial nesse lugar. Segundo a dona, escovar um cão pode ajudar a melhorar a amplitude dos movimentos do paciente e acariciar contribui para o alívio da ansiedade.

"Meus pacientes diziam: 'Meus terapeutas hoje são Brittany e Griffin'", disse ao Daily News. A norte-americana espera que sua parceria com o cão-guia seja levado para o mercado de trabalho. "Eu não poderia participar de nada sem ele. Estou tão acostumada com a companhia", completou.