Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolândia

Bastidores: G9 dá sinais de requisitar espaços do PT numa futura composição com o Governo Ascoli

O G9 atribui-se a Jean o apadrinhamento pela indicação de pelo menos 50 comissionados para as duas secretarias.

Flávio Paes/Região News

23 de Dezembro de 2018 - 19:55

Bastidores: G9 dá sinais de requisitar espaços do PT numa futura composição com o Governo Ascoli

O bloco de 9 vereadores que a partir do dia 1º de janeiro passará a controlar a Mesa Diretora da Câmara, já tem claro o que pretende reivindicar caso haja interesse do Governo de negociar com o grupo uma composição para o grupo ficar na base aliada.

O G-9 quer assumir parte do espaço administrativo do PT que indicou os dois secretários e boa parte dos cargos em comissão das secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e de Assistência Social, comandada pelo pecuarista Paulo Atílio, cunhado do presidente da Câmara, Jean Nazareth.

O vereador Cledinaldo Cotócio, por exemplo, que foi líder do Governo, mostra disposição de retomar a tarefa, mas aconselha o prefeito a escolher um novo articulador político. “O prefeito precisa ouvir outras pessoas”, afirma Cledinaldo, numa referência aos vereadores de fora do bloco, que nos últimos dois anos, por meio do presidente da Câmara, Jean Nazareth, usou o peso da presidência (principalmente para acelerar a tramitação dos projetos) para assegurar a aprovação das propostas do Executivo, praticamente, em votações relâmpago, em regime de urgência especial.

O G9 atribui-se a Jean o apadrinhamento pela indicação de pelo menos 50 comissionados para as duas secretarias. Esta versão é negada pelo presidente do diretório municipal do PT, Wanderley Barbosa, durante conversa com a reportagem do RN. “O espaço é do partido, assegurado quando foi fechada a aliança para apoiar a candidatura do prefeito”, garante.

O entendimento foi conduzido, também, por lideranças regionais como os deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet. O vereador Jean Nazareth mostra tranquilidade com a preservação dos espaços que o PT tem na administração. “O prefeito tem honrado os compromissos que acertou com a direção estadual do partido. Estou convencido de que não haverá nenhuma mudança neste sentido”.