Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolândia

Detran lança aplicativo que vai livrar motorista de portar documento convencional

Nessa outra plataforma será possível o pagamento de multas e taxas dos veículos.

Flávio Paes/Região News

27 de Dezembro de 2018 - 15:33

Com os aplicativos que o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) - Detran-MS Móbile e CRLV-e – lançou nesta quinta-feira (27) os motoristas não precisarão mais andar com nenhum documento impresso.

Em janeiro desse ano foi lançada a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) digital, onde os motoristas já tinham uma cópia do documento no celular, e a partir de hoje, a mesma plataforma irá carregar também o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), que assim como a carteira, é de uso obrigatório.

Com essa ferramenta o documento do veículo poderá também ser compartilhado para todos usuários, sendo assim o original poderá ficar guardado em casa, em segurança, enquanto os motoristas têm a cópia no celular. “A facilidade é que também tem como baixar o arquivo caso você precise imprimir e autenticar”, explica o diretor presidente do Detran, Roberto Hashioka.

Mato Grosso do Sul é o quinto estado do país a lançar a versão digital do documento que comprova que o licenciamento do veículo foi pago. “Estes aplicativos trazem modernidade e facilidade as pessoas, estamos saindo na frente de muitos estados, mostra gestão eficiente com resultados, assim como os dados disponíveis no site do Detran", explica o governador Reinaldo Azambuja.

Além do CRLV também foi lançado o aplicativo do próprio órgão, Detran-MS Móbile. Nessa outra plataforma será possível o pagamento de multas e taxas dos veículos, além da consulta de pontuação da carteira de motorista.

Os aplicativos estão disponíveis na Google Play para celulares que operam com sistema Android e Apple Store para os aparelhos que funcionam no sistema IOS.

Com o painel “Detran em números” é possível consulta.