Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Política

Reinaldo anuncia amanhã equipe e por enquanto Enelvo não foi convidado para voltar a Agraer

Atual diretor-presidente do Detran foi escalado para assumir a SAD.

Flávio Paes/Região News

27 de Dezembro de 2018 - 16:46

Reinaldo anuncia amanhã equipe e por enquanto Enelvo não foi convidado para voltar a Agraer

O governador Reinaldo Azambuja anuncia nesta sexta-feira às 7 horas sua equipe para iniciar o segundo mandato. Reinaldo promoverá a troca de comando de quatro dos nove Secretarias. O deputado estadual (não reeleito), Enelvo Felini, não foi convidado para voltar a Agraer, cargo que ocupou até assumir a vaga na Assembleia Legislativo. O próprio Enelvo, em contato com a reportagem, revelou não ter recebido convite do governador e provavelmente o atual presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, continuará sendo André Nogueira.

Uma das novidades no 1º escalão é a chegada de Roberto Hashioka à SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização). Hashioka assumiu o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) em setembro de 2017, após convite do próprio Reinaldo.

Engenheiro civil e servidor de carreira da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), foi prefeito de Nova Andradina por três mandatos e também comandou a Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos).

Com a chegada de Hashioka, também se resolve o dilema da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Elogiado pelo trabalho à frente da pasta, Jaime Verruck foi cotado para a SAD, mas se optou por sua permanência para manter o setor industrial e ambiental fortalecidos –ele também teve o nome vinculado ao Ministério da Agricultura, a ser comandado pela deputada federal Tereza Cristina (DEM).

Confirmados

O advogado Felipe Mattos de Lima Ribeiro, assessor especial da Governadoria, será o secretário de Fazenda em substituição a Guaraci Fontana, que se aposentará. Escolha pessoal de Reinaldo, foi coordenador da vitoriosa campanha eleitoral, pesando em seu favor o conhecimento em Direito Tributário.

Na Saúde, Geraldo Resende deve retornar ao cargo que já ocupou entre 2000 e 2002, na gestão de Zeca do PT, que o projetou para a Câmara dos Deputados.

Após três mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados, ele não se reelegeu em 2018, mas ficou como primeiro suplente da coligação –sendo o substituto imediato de Tereza Cristina, que se licencia do mandato para comandar o Ministério da Agricultura. Contudo, vai optar pelo cargo estadual e abrirá caminho para Bia Cavassa (PSDB) chegar à Câmara dos Deputados.

Confirmando que não teria cargo “figurativo”, o vice-governador Murilo Zauith (DEM) será o novo secretário de Infraestrutura –que, entre outros órgãos, chefia a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) e a Agehab (Agência Estadual de Habitação). Além de ex-prefeito de Dourados e de já ter sido vice-governador, Murilo é engenheiro civil.  O ex-secretário Marcelo Migliorini, que deixou o cargo em fevereiro para disputar o Senado, ficou de fora da nova gestão, conforme informação de bastidores, porque no segundo turno, além de não fazer campanha, até ficou fora do Estado.

Superpasta

Eduardo Riedel segue à frente da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, que ganhou musculatura para o segundo mandato.

A Segov chefiará diretamente a Subsecretaria Especial de Cidadania (que por sua vez responderá pelos subpastas de Políticas Públicas para Idosos, LGBT, Pessoas com Deficiência, Assuntos Comunitários, Igualdade Racial, Mulheres, Juventude e Populações Indígenas) e as fundações de Cultura, de Rádio e TV Educativa, de Esporte e de Turismo.

Outra atribuição a ser dada para a pasta é de coordenar a Comunicação Social, unificando a linguagem entre todos os órgãos da administração pública.

Além disso, a pasta de Governo vai responder pelo Escritório de Representação em Brasília e terá contato direto com o Escritório de Gestão Política –subordinado ao gabinete do governador e que cuidará da articulação com os poderes e prefeituras.

Atual titular da SAD, Carlos Alberto Assis vai para a Segov atuar na área política, ao lado do tesoureiro do PSDB, Sérgio de Paula.  Assis é apontado como possível vice numa eventual composição em 2020, em que o PSDB apoiaria a reeleição do prefeito da Capital, Marquinhos Trad.

 Maria Cecília Amendola da Motta continua na Educação, Elisa Nobre na Sedhast (Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) e Antonio Carlos Videira na Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

A Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania) foi extinta, mas Athayde Nery não vai ficar desempregado. Presidirá a Fundação de Cultura.

Redação com informações do Campo Grande News