Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Política

Enxugar folha de pagamento, desafio de Reinaldo que marca para dia 2 primeira reunião do Secretariado

São 9 secretários, cinco foram mantidos e quatro áreas terão novos titulares.

Flávio Paes/Região News

30 de Dezembro de 2018 - 21:24

Enxugar folha de pagamento, desafio de Reinaldo que marca para dia 2 primeira reunião do Secretariado

O governador Reinaldo Azambuja, que toma posse dia 1º (terça-feira) para o segundo mandato, numa cerimônia programada para começar às 15 horas na Assembleia Legislativa, marcou para quarta-feira a primeira reunião do novo secretariado. São 9 secretários, cinco foram mantidos e quatro áreas, Saúde, Fazenda, Infraestrutura e Administração, terão novos titulares.

Embora o discurso oficial seja de que o critério técnico foi determinado para a escolha dos novos secretários, a questão política foi determinante. O ex-secretário de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, ficou de fora do novo Governo. Ele teria rompido politicamente com Reinaldo que não gostou da atitude de Marcelo que não participou da campanha no segundo turno. O ex-secretário foi o candidato tucano ao Senado. Obteve 347.427 votos e acabou em quarto lugar, superando, por exemplo, o deputado federal Zeca do PT, apontado como favorito.

Enxugar folha de pagamento, desafio de Reinaldo que marca para dia 2 primeira reunião do Secretariado

Dourados, o segundo maior colégio eleitoral do Estado, ganhou proeminência no primeiro escalão, com a escolha do vice-governador Murilo Zauith para comandar a Secretaria de Infraestrutura e do deputado Geraldo Rezende, indicado secretário de Saúde. Geraldo abriu mão da possibilidade de assumir (como primeiro suplente) a vaga aberta na Câmara Federal, com a escolha da deputada Tereza Cristina para o Ministério da Agricultura. Ele planeja disputar novamente (em 2020) a Prefeitura de Dourados.

Enxugar folha de pagamento, desafio de Reinaldo que marca para dia 2 primeira reunião do Secretariado

Também foi determinante o desejo do governador de abrir caminho para Corumbá (onde venceu a eleição) voltar a ter uma representante no Congresso. A ex-primeira-dama, Bia Cavassa vai para a Câmara porque ficou com a segunda suplência na coligação do PSDB, com os 17.834 votos que obteve.

Na quarta-feira o governador, que fará sua primeira reunião com o novo secretariado, deve anunciar a composição do segundo escalão que inclui cargos estratégicos, como Detran, Agesul e Agraer. Um dos primeiros desafios de Reinaldo na segunda gestão, é reduzir os gastos com pessoal, que comprometem quase 80% da receita líquida, computando a folha dos aposentados.

“Já fizemos o reordenamento dos cargos comissionados, mas o desafio a partir de 2019 e nos próximos anos é diminuir os gastos com folha de pessoal”, destaca Reinaldo. “É preciso enxugar gastos para sobrar recursos aos investimentos em áreas essenciais.

“Para o tucano o segundo mandato deve seguir a estratégia de “gestão eficiente”, com controle dos gastos, para ter resultados, assim como ocorreu nos primeiros quatro anos. “Para isto precisa diminuir despesas, nós tivemos anos de crise financeira, com queda do PIB (Produto Interno Bruto) e caos nos estados, mas fizemos o dever de casa"

Tabuleiro – A movimentação de algumas “peças” no tabuleiro para o segundo mandato mostra o reforço da Segov (Secretaria de Governo e Gestão Estratégica), pasta que segue sob o comando de Eduardo Riedel, mas ampliou a extensão da articulação política com a chegada de Carlos Alberto Assis e Sérgio de Paula.

Assis vai deixar a secretaria de Administração e vai atuar a partir de 2019 em Campo Grande. Se a aliança do PSDB com o prefeito Marquinhos Trad, que vai disputar a reeleição, é apontada como provável vice numa chapa.

Tesoureiro do PSDB, Sérgio de Paula fará a articulação política no interior. A Segov também terá Escritório de Representação em Brasília. Para o posto, o governador vai convidar o senador Pedro Chaves, que não disputou a reeleição.

Equipe - A partir de 2019, o primeiro escalão terá a seguinte Composição

Confira a lista dos secretários que serão empossados

* Antônio Carlos Videira – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp);

* Carlos Eduardo Girão – Controladoria-Geral do Estado (CGE-MS);

* Eduardo Corrêa Riedel – Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov);

* Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast);

* Fabíola Marquetti Sanches Rahim – Procuradoria-Geral do Estado (PGE-MS);

* Felipe Mattos de Lima Ribeiro – Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz);

* Geraldo Resende Pereira – Secretaria de Estado de Saúde (SES);

* Jaime Elias Verruck – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro);

* Maria Cecilia Amendola da Motta – Secretaria de Estado de Educação (SED);

* Murilo Zauith – Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra);

* Roberto Hashioka – Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD).