Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Economia

Produção industrial tem alta de 0,1% em novembro, aponta IBGE

Setor continua mostrando fraqueza, mas registrou primeira alta mensal após 4 quedas seguidas.

G1

08 de Janeiro de 2019 - 08:11

Produção industrial tem alta de 0,1% em novembro, aponta IBGE

A produção industrial brasileira registrou alta de 0,1% em novembro, na comparação com outubro, segundo divulgou nesta terça-feira (8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com novembro de 2017, houve queda de 0,9%.

"Os índices acumulados do ano (1,5%) e nos últimos 12 meses (1,8%) continuam positivos, mas o setor seguiu mostrando perda de ritmo frente aos meses anteriores", destacou o IBGE.

O IBGE também revisou o resultado de outubro, de uma alta de 0,2% para uma queda de 0,1%. Com isso, o desempenho de novembro, ainda que fraco, representou a primeira alta após 4 meses seguidos de queda.

Produção industrial tem alta de 0,1% em novembro, aponta IBGE

Dos 26 ramos industriais pesquisados, apenas 10 mostraram crescimento na produção na passagem de outubro para novembro.

Recuperação lenta e perspectivas

A recuperação do setor, assim como a do restante da economia brasileira, segue em ritmo lento, mas nos últimos meses tem aumentado o otimismo dos empresários. Segundo levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV), a confiança da indústria brasileira registrou em dezembro a segunda alta consecutiva, mas ainda segue abaixo dos níveis alcançados no primeiro semestre do ano, sinalizando um ritmo ainda morno de atividade na virada para 2019.

A economia brasileira avançou 0,8% no 3º trimestre, na comparação com o segundo. O PIB da indústria cresceu 0,4% no 3 trimestre, no primeiro resultado positivo no ano.

A mais recente pesquisa Focus realizada pelo Banco Central com uma centena de economistas aponta que a expectativa é de um crescimento de 1,3% do PIB em 2018, e alta de 2,53% em 2019.