Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 17 de Abril de 2024

Educação

Simulador de notas de corte do Sisu é divulgado pelo MEC para ajudar candidatos do Enem 2018

Ministério da Educação divulgou ferramenta para candidatos do Enem 2018 compararem o resultado com as notas de cortes das edições anteriores do Sisu e preverem as chances de aprovação.

G1

18 de Janeiro de 2019 - 14:46

Simulador de notas de corte do Sisu é divulgado pelo MEC para ajudar candidatos do Enem 2018

O Ministério da Educação lançou, nesta semana, um simulador de notas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Anunciado na noite desta quinta-feira (17), o sistema já está no ar e pode ser usado pelos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018.

O resultado do Enem 2018 foi divulgado na manhã desta sexta-feira (18). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), só 55 candidatos tiraram a nota mil na prova de redação.

Os dados do simulador são os das notas mínimas exigidas para um candidato ter sido aprovado nas edições passadas do Sisu – isso não quer dizer que ele saberá com 100% de segurança se será ou não aprovado para determinada vaga no Sisu do primeiro semestre de 2019, mas dá uma ideia da concorrência.

"Com a ferramenta – que será um instrumento de consulta permanente –, à medida que o estudante inserir as notas, poderá verificar onde teria sido aprovado e em quais opções", afirmou o MEC, em um comunicado.

Filtros

Ao inserir as notas do Enem em cada uma das cinco provas, o candidato recebe, do simulador, uma lista de todos os cursos em que a nota mínima exigida para aprovação era menor do que a nota dele no Sisu.

Ele ainda mostra qual seria a nota dele, caso esse tivesse concorrido com essa pontuação na edição passada. Isso acontece porque, como as universidades podem escolher pesos diferentes para cada curso em cada prova do Enem, a nota do Sisu acaba variando: um curso de medicina pode pedir mais peso para a nota de ciências da natureza, enquanto outro de história pode querer um peso maior à prova de ciências humanas, por exemplo.

O simulador do Sisu também permite que os candidatos façam diversos filtros para achar as opções de curso desejadas:

  • Modalidade (notas da ampla concorrência ou pela Lei Federal de Cotas)
  • Regiões do Brasil
  • Turno (integral, matutino, noturno ou vespertino)
  • Nome da carreira
  • Estado brasileiro

"O objetivo é manter o simulador sempre atualizado, com dados da última edição do Sisu, e disponível para acesso durante todo o ano, de forma a incentivar o estudante a melhorar o seu desempenho no Enem para obtenção de vaga no curso de graduação desejado", diz a nota do ministério.