Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Esporte

Conheça Ronaldo, do Flamengo, que será reforço do Santos após troca por Bruno Henrique

Volante de 22 anos foi um dos destaques do Rubro-Negro na conquista da Copa São Paulo de 2016

Globo Esporte

23 de Janeiro de 2019 - 16:08

Nome pouco falado na negociação entre Santos e Flamengo pelo atacante Bruno Henrique, o volante Ronaldo, de 22 anos, foi utilizado como parte da forma de pagamento do Rubro-Negro, que também desembolsou R$ 23 milhões (parcelados em três vezes), ao Peixe e pode ser um jogador útil neste momento de reformulação do time de Jorge Sampaoli.

Emprestado por um ano ao Santos, com opção de compra de 3 milhões de euros (R$ 12,8 milhões), Ronaldo é volante e teve como principal destaque em sua carreira, até o momento, sua participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016, pelo Flamengo, quando foi campeão do torneio.

Na ocasião, o jogador demonstrou qualidade no passe e poder de marcação, características que se encaixam à filosofia de Sampaoli, que preza por um time que tem a bola no pé e controla o jogo. Além disso, a facilidade para desarmar é um dos seus pontos fortes.

Em entrevista ao GloboEsporte.com no final de 2017, Ronaldo falou sobre seu início no futebol, mostrou ser um atleta versátil e explicou como se sente melhor dentro de campo.

– Cheguei na base do Flamengo como meia-atacante. Vindo do Paulista de Jundiaí, para o sub-17. Depois fui recuado após um jogo em que foi preciso e fui bem na lateral direita. Isso ajudou porque aprendi marcação. Até então joguei no sub-20 assim. Só que depois da chegada do Zé Ricardo (à época técnico do Flamengo) tive uma conversa dizendo que me sentia bem no meio de campo. Aí voltei a ser volante. Juntando a qualidade de meia e a marcação de lateral. Foi essencial.

Ronaldo é esperado pelo Santos até o final da semana para assinar contrato de empréstimo. O jogador disputará posição com Alison, titular da equipe nos dois primeiros jogos de Sampaoli.

A trajetória de Ronaldo até o Santos

Depois de se destacar na Copinha de 2016, Ronaldo renovou contrato com o Flamengo até 2020, mas foi pouco utilizado pela equipe da Gávea na época.

Assim, em 2017, Ronaldo foi emprestado ao Atlético-GO, onde marcou seu primeiro – e único – gol profissional da carreira.

De volta ao Flamengo, no ano passado, Ronaldo novamente teve poucas oportunidades na equipe principal. Entrou em campo pelo Campeonato Carioca, mas não ganhou continuidade no restante da temporada, até por conta do elenco recheado de peças como Cuéllar, Willian Arão, entre outros.

No currículo, Ronaldo tem a Taça Guanabara de 2018, além da Copinha de 2016 e o Campeonato Carioca Sub-20 de 2015.