Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 17 de Abril de 2024

Sidrolândia

Educação fecha turmas com menos de 30 alunos e vai reduzir professores contratados

Não haverá turmas com menos de 30 alunos, podendo chegar a 40, nos anos finais (do 6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental.

Flávio Paes/Região News

10 de Fevereiro de 2019 - 21:38

Educação fecha turmas com menos de 30 alunos e vai reduzir professores contratados

Com objetivo de reduzir o número de professores contratados, que em 2018 chegou a superar o número de efetivos (350), a Secretaria Municipal de Educação resolveu seguir à risca o limite de alunos por sala de aula fixado na resolução 55, publicada na edição do último dia 6 de fevereiro.

Turmas menores serão agrupadas para evitar o que vinha acontecendo, salas de aula com 18 ou até menos alunos, situação que ocorreu em escolas rurais, especialmente no Assentamento São Pedro e no Capão Bonito, onde já houve ano passado o agrupamento de algumas turmas.

Nos últimos anos o número de alunos na educação fundamental praticamente se estabilizou, ficou em 5.266 em 2017, 5.286 estudantes ano passado e 5.261 em 2016. Detalhe o número de alunos nas séries iniciais caiu de 2.033 para 2.070, o que pode refletir a queda do índice de natalidades. As famílias estão tendo menor número de filhos.

Não haverá turmas com menos de 30 alunos, podendo chegar a 40, nos anos finais (do 6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. Em consequência, foram fechadas quatro turmas na Escola Olinda Brito de Souza e duas no Pedro Aleixo e alguns professores vão completar a carga horária na Escola Porfiria do Nascimento. Nesta escola, o número de alunos caiu de 900 para 850, porque estudantes das últimas turmas do ensino fundamental migraram para a Escola Estadual Catarina de Abreu.

Na Escola Estadual Catarina de Abreu, só foram preenchidas 110 das 180 vagas oferecidas para o ensino médio de integral. Por falta de alunos do ensino médio, uma sala pela manhã e quatro no período da tarde, permanecerão fechadas neste ano. Na Escola Sidrônio Antunes de Andrade, pelo menos uma sala vai ficar ociosa no período vespertino, porque não houve quantidade mínima de alunos matriculados para formar uma turma do 1º ano do ensino médio.