Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Educação

Fies 2019 encerra nesta quinta inscrições para a seleção do 1º semestre

Programa oferece 100 mil contratos de financiamento para estudante pagar mensalidade em cursos de graduação em universidades privadas.

G1

14 de Fevereiro de 2019 - 08:27

Fies 2019 encerra nesta quinta inscrições para a seleção do 1º semestre

As inscrições para a seleção do primeiro semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terminam nesta quinta-feira (14). Segundo o Ministério da Educação, o resultado será divulgado em 25 de fevereiro.

As inscrições devem ser feitas no endereço http://fiesselecao.mec.gov.br.

Na página, o candidato poderá definir a preferência de curso, turno e instituição de ensino e, depois, indicar até três outras possibilidades de graduação para a qual deseja financiamento.

Modalidades do Fies

Desde 2018, o fundo tem duas modalidades: o Fies, destinado a alunos com renda familiar per capita de até três salários mínimos por mês, com juro igual a zero, e com limite de cem mil vagas por ano; e o P-Fies, para alunos com renda que vai de três a cinco salários mínimos, com juros que variam de acordo com os bancos, e sem limite de vagas.

Nos dois casos, o pré-requisito é nota mínima de 450 pontos na prova do Enem, sem zerar a redação. Esses critérios continuam valendo em 2019. Mas a regra para ser chamado para o P-Fies mudou: a convocação será feita por ordem de inscrição e não a classificatória. Em 2018, apenas 0,34% das vagas do P-Fies foram preenchidas.

Além disso, os candidatos poderão conseguir financiamento de até 50% da mensalidade, "desde que o limite financiável não passe de R$ 42.983,70 por semestre", explicou o MEC.

Quem pode tentar o Fies?

Na modalidade principal, os candidatos serão classificados de acordo com a nota do Enem. Terão preferência aqueles que, na ordem:

  • não terminaram o ensino superior e não tiveram financiamento estudantil
  • não terminaram o ensino superior, já tiveram financiamento estudantil e quitaram a dívida
  • já tenham se formado no ensino superior, tenham recebido financiamento estudantil e já tenham quitado

Caso haja empate, os candidatos serão classificados de acordo com:

  • a maior nota na redação;
  • a maior nota na prova de linguagens
  • a maior nota na prova de matemática
  • a maior nota na prova de ciências da natureza
  • a maior nota na prova de ciências humanas

Quem não pode participar?

A portaria veda a participação de candidatos que já tenham financiamento vigente ou que estejam inadimplentes com o Fies ou com o Programa de Crédito Educativo.