Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Política

Bolsonaro recebe Guedes e Onyx para discutir reforma da Previdência

Presidente, ministros e assessores tratam dos pontos do projeto que será enviado ao Congresso Nacional.

G1

14 de Fevereiro de 2019 - 15:37

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu na tarde desta quinta-feira (14) com os ministros Paulo Guedes (Economia) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil) para discutir o texto da reforma da Previdência Social que será enviado ao Congresso.

Os ministros chegaram ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, por volta das 15h. Até a última atualização desta reportagem, eles permaneciam no local.

Bolsonaro passou os últimos 18 dias internado em São Paulo e retornou a Brasília nesta quarta (13).

Por recomendação médica, Bolsonaro tem trabalhado da residência oficial, já que ainda se recupera do procedimento cirúrgico ao qual foi submetido no hospital Albert Einsten.

'Bater o martelo'

A expectativa é que, durante a reunião, Bolsonaro acerte com os ministros os pontos finais da reforma da Previdência.

Entre os pontos em análise está a definição de uma idade mínima para a aposentaria de homens e mulheres.

Nesta quarta, em entrevista à TV Record, Bolsonaro afirmou que pretendia bater o "martelo" sobre o texto já nesta quinta.

"Amanhã [quinta, 14], eu estarei batendo o martelo na reforma que tem que ser encaminhada ao parlamento. A grande dúvida na idade foi se passaria para 62 ou 65 os homens, e para mulher, para 57 ou 60 e isso será decidido amanhã", explicou.

Articulação

Por se tratar de proposta de emenda à Constituição (PEC), a reforma precisa do apoio mínimo de três quintos dos deputados (308 dos 513) para ser aprovada e enviada ao Senado.

Além de Bolsonaro e dos ministros, também participaram da reunião desta quinta o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, o secretário de Previdência, Leonardo Rolim, e o líder do governo na Câmara, Deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO).

Capitalização

De acordo com o ministro Paulo Guedes, a reforma que se será proposta pelo governo também deve trazer a criação de um sistema de capitalização, no qual os trabalhadores contribuem para a a própria aposentadoria ao longo dos anos.