Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Sem Neymar em prévia da Copa América, Tite deve dar 1ª chance a Vinicius Junior na Seleção

Técnico anuncia nesta quinta-feira lista para amistosos contra Panamá e República Tcheca.

Globo Esporte

28 de Fevereiro de 2019 - 10:20

Tite vai divulgar nesta quinta-feira a última convocação da seleção brasileira antes da lista da Copa América. Uma prévia importante, na qual a ausência do principal jogador deve abrir a primeira brecha para uma possível futura estrela da companhia.

Em recuperação de lesão no pé direito, o mesmo que operou no ano passado, Neymar não vai enfrentar Panamá e República Tcheca nos amistosos de 23 e 26 de março. Sua vaga tem tudo para ficar com Vinicius Junior, titular do Real Madrid aos 18 anos.

Vinicius mudou seu cenário na Seleção em pouco mais de um mês. No início deste ano, enquanto ascendia rapidamente na equipe espanhola, o atacante ainda despertava dúvidas sobre seu amadurecimento na comissão técnica brasileira.

Entretanto, seu desempenho, a sequência como titular no Real e um acompanhamento mais próximo de auxiliares de Tite convenceram a Seleção de que valia a pena embarcar no seu crescimento. A velocidade e a desenvoltura em grandes jogos foram os pontos destacados.

Esses amistosos de março marcam um novo momento da Seleção. As três convocações pós-Copa do Mundo tiveram portas abertas para observações – 40 jogadores foram chamados e 32 utilizados, em seis jogos. Agora, Vinicius deve mesmo ser a única novidade.

Tite quer ter contra Panamá e República Tcheca uma equipe bem parecida com a que pretende escalar no dia 14 de junho, na estreia da Copa América, contra a Bolívia, no Morumbi. Isso inclui também Lucas Paquetá, do Milan. O jovem meio-campista, de 21 anos, só não foi chamado para os jogos de outubro e novembro do ano passado porque havia restrições com atletas de times brasileiros – ele ainda estava no Flamengo.

A convocação de Paquetá, em bom início no Milan, foi antecipada pelo auxiliar de Tite, em entrevista ao programa "Footure Futeboleiros". Na mesma participação, Cléber Xavier também previa "uma ou duas novidades" no máximo para a lista.

Fernandinho volta?

A comissão técnica da Seleção passou os últimos dias em busca de informações mais detalhadas sobre a condição física do volante, que sofreu uma lesão muscular no Manchester City. Tite deseja muito contar com ele nos amistosos e na Copa América.

Fernandinho não foi convocado depois da Copa do Mundo, primeiro por decisão de Tite, que decidiu preservá-lo diante de ofensas, inclusive racistas, atribuindo a ele a culpa pela eliminação nas quartas de final contra a Bélgica, quando fez um gol contra.

Depois, em novembro, o volante pediu para não ser incluído na lista por causa de problemas pessoais, e estava inclinado a não retornar, mas afirmou, em entrevista ao GloboEsporte.com, que estava novamente à disposição para ser convocado após ter conversas com Tite. Agora, o único empecilho para que ele esteja novamente com a Seleção são seus músculos. A condição física.

Laterais

Na direita, há a expectativa do retorno de Daniel Alves depois de um ano. Ele perdeu a Copa do Mundo e os amistosos do segundo semestre de 2018 por lesão, mas desde dezembro está novamente em ação. O técnico Thomas Tuchel, do PSG, entretanto, tem escalado o veterano de 35 anos na maioria das vezes ou como volante ou numa linha mais adiantada, pela direita.

Na esquerda, Tite deve manter Filipe Luís e Alex Sandro, já que Marcelo foi cortado das últimas duas listas por lesão e, no Real Madrid, também perdeu a posição para Reguilón. A imprensa espanhola tem citado frequentes problemas de peso do brasileiro.

Calendário da seleção brasileira

  • 23/3: Brasil x Panamá, no Porto (amistoso)
  • 26/3: República Tcheca x Brasil, em Praga (amistoso)
  • Maio: convocação para a Copa América
  • 5/6: Brasil x Catar, no Maracanã (amistoso)
  • 9/6: Brasil x adversário indefinido, no Beira-Rio (amistoso)
  • 14/6: Brasil x Bolívia, no Morumbi (Copa América)
  • 18/6: Brasil x Venezuela, na Fonte Nova (Copa América)
  • 22/6: Peru x Brasil, na Arena Corinthians (Copa América)