Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Política

Alcolumbre diz que 'falta ajuste fino na política' para aprovação da reforma da Previdência

Presidente do Senado sugere que governo dialogue mais com os líderes partidários na Câmara e Senado.

G1

18 de Março de 2019 - 15:05

O presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP) afirmou nesta segunda-feira (18), em São Paulo, que "falta um ajuste fino na política" na relação entre o governo federal e o Congresso Nacional para conseguir a aprovação da reforma da Previdência.

"O ajuste fino na política é o governo se empenhar pessoalmente, se dedicar na Câmara e no Senado para dialogar. Mas é o sentimento também de deputados e senadores de aprovar a reforma. O diálogo político será fundamental para dar essa celeridade que o Brasil espera da reforma e do parlamento brasileiro", disse Alcolumbre após visitar o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

"Falta entendimento com líderes partidários. O governo adotou modelo de relação política institucional que quebra paradigmas de décadas. É um modelo novo que precisa ser precedido de conversar, diálogos e entendimentos com os líderes. A minha sugestão é que o governo converse com os presidentes dos partidos políticos."

Alcolumbre diz que a opção do governo Bolsonaro de negociar com as bancadas partidárias será um ponto de interligação. "Mas a relação com o líder partidário é fundamental para que nesse diálogo e nesse ajuste fino a gente possa consolidar o apoio".

Ele comentou também sobre a questão da reforma da Previdência dos militares. "Fiz um compromisso com os militares. Eles estão dando a sua parcela de contribuição, dando de 30 para 35 anos. O estudo do governo aponta que com esse modelo teremos uma economia de R$ 100 bilhões. Quando se fala em uma reforma da previdência de R$ 1 trilhão, os militares estão dando a sua parcela. Militar está de plantão 24 horas por dia, não tem hora extra."

Também em São Paulo, o presidente em exercício, Hamilton Mourão diz que espera aprovar a reforma da Previdência entre o final do primeiro semestre e início do segundo.