Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Corinthians chega às quartas sem perder há 40 dias, com ideia pronta e defesa firme

Timão não perde desde 10 de fevereiro, acumulando seis vitórias e quatro empates

Globo Esporte

21 de Março de 2019 - 10:40

O Corinthians chega às quartas de final do Campeonato Paulista para enfrentar a Ferroviária em seu melhor momento na temporada: invicto há dez partidas, com uma ideia de jogo formada e num período de segurança defensiva.

A última derrota foi em 10 de fevereiro, por 1 a 0, contra o Novorizontino. De lá para cá, seis vitórias e quatro empates. Como melhores atuações, o empate sem gols diante do Santos, em 10 de março, e a vitória por 3 a 1 contar o Ceará, pela Copa do Brasil, três dias depois.

Antes prejudicado pelos gols em bolas cruzadas na área, o Timão chega a quatro partidas seguidas sem ser vazado desta maneira. Conseguiu passar imune a Santos, Ceará, Oeste e Ituano. Em 360 minutos, sofreu só um gol, de pênalti, diante da equipe nordestina. Evolução nos números.

A cada jogo, a ideia do 4-3-3 (ou 4-1-4-1) parece mais clara para os atletas dentro de campo. Mesmo com mudanças importante nos últimos jogos – Michel Macedo entrando na vaga de Fagner, com a seleção brasileira, e Boselli na de Gustagol, machucado –, o padrão de manteve.

Na frente, Pedrinho, Clayson e Vagner Love se revezam na briga por duas vagas, num bom padrão de atuações. Jadson, recuperado, voltou a ser importante. O argentino Boselli se destaca na batalha, mas a falta de gols é incômoda. A volta de Gustagol, nas quartas, será importante.

E Danilo Avelar passou de um jogador com deficiências para um lateral de virtudes.

Em seus melhores momentos, o Corinthians se mostrou um time de troca de passes, triangulações, rapidez na transição ofensiva e boa força no jogo aéreo. A arma, aliás, tem sido importante. Com Sornoza calibrado, nomes como Danilo Avelar, Henrique e Gustagol podem ser decisivos.

Para Carille, trata-se do elenco mais equilibrado que ele já teve nas mãos – mais até do que em 2017, no ano dos títulos paulista e brasileiro, e 2018, no bicampeonato estadual. Ainda há Régis para estrear, um jogador em quem o técnico confia e vê com potencial de repetir Rodriguinho.

Com o benefício de decidir dentro da Arena Corinthians, o Timão encara a Ferroviária com bastante favoritismo. Contra os grandes, a Ferrinha segurou empates contra São Paulo e Palmeiras, perdendo para o Santos na primeira rodada.

Forte nos clássicos e nos jogos de mata-mata até aqui, o Timão chega em alta para as decisões.